Dirce Tutu Quadros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde outubro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Dirce Maria Quadros, conhecida por Tutu, (São Paulo, 28 de dezembro de 1943) é uma política brasileira, tendo como formação original a Biologia. É filha única do ex-presidente Jânio Quadros (falecido em 1992) e de Eloá do Valle Quadros (falecida em 1990).

Dirce Maria casou-se aos dezesseis anos com o jornalista Alaor José Gomes, que trabalhava no gabinete do então governador Jânio Quadros, tendo o casal tres filhas. Mais tarde, separando-se, Dirce Maria se casou novamente e foi morar nos Estados Unidos, sendo que teve um filho de prenome John Jânio. [1]

Seu filho, de casamento posterior, John Jânio (Jânio Quadros Neto) também tentou ingressar na política, candidatando-se a deputado estadual por São Paulo nas eleições de 1994 e 2006, não obtendo, entretanto, êxito em ambas as oportunidades.

Dirce Maria foi eleita deputada federal constituinte em 1986 pelo PSC, tomando posse no ano seguinte e cumprindo o mandato até 1991. Após um período no PTB, inscreveu seu nome como uma das fundadoras do PSDB. Candidatou-se à reeleição pelo PMDB em 1990, sem sucesso. Desde então, abandonou a política e passou a residir nos Estados Unidos.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.