Discussão:Escotismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikipedia lexikon2.jpg   Nota linguística: As ortografias alternativas escotismo e escutismo constitutem assunto conflituoso entre os linguistas lusófonos. No Brasil, prefere-se geralmente escotismo, sendo escutismo bastante raro. Em Portugal, escutismo é mais frequente, mas escotismo também se usa. Do ponto de vista puramente formal e etimológico, a palavra correcta é escutismo, enquanto que escotismo se refere às teorias filosóficas do beato João Duns Escoto. No entanto, neste caso, como em muito outros o uso faz a lei.


Filing cabinet icon.svg Arquivo: 1

Organização da página[editar | editar código-fonte]

Não seria possível a gente juntar as informações, principalmente aquelas relacionadas a modalidades? Os textos de modalidade repetem umas 3 vezes no texto todo... Dzucherato

Concordo. Este artigo está uma miséria. Também não me parece que contribua nada para a qualidade do artigo colocar aqui infromação sobre o método ou práticas de associação escotista x ou y. Este artigo é sobre o escutismo em geral, não sobre uma associação em particular. irony isn't funny (discussão) 11h13min de 27 de junho de 2012 (UTC)

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Fora o Escutismo(pt) e Escotismo(br) temos outra forma no Brasil que é Escoteirismo (tem no Aurelio, embora tem quem o desconsidere), particularmente não gosto, mas cabe a ressalva.

Se fosse escoteiro, o "Aurélio" não escreveria essa asneira, vale uma ressalva que dicionário também erra, Michaelins ( acho que é assim )inglês - português coloca grip como sendo gripe... O termo é completamente errôneo, é como maconheiro praticar maconherismo. R.T.Argenton Deixe uma mensagem 04h43min de 21 de Abril de 2008 (UTC)

Penso que a palavra escutismo se refere ao CNE (corpo nacional de escutas). Nunca ouvi ninguem referir-se ao CNE como escoteiros. Ja o movimento AEP apelida de escoteiros os seus associados. De qualquer das formas, o passo seguinte deverá ser o contacto de cada uma das diferentes instituiçoes.--Tiago Cerqueira (discussão) 22h23min de 17 de março de 2009 (UTC)

Primeira imagem[editar | editar código-fonte]

Olá amigos, a primeira imagem do artigo não deveria ser o simbolo da Fraternidade Mundial dos escoteiros? Não digo que deferia ser tirada a do Projeto mas não vi o da fraternidade em lugar algum
Samuel Cernunnos (discussão) 07h03min de 20 de Fevereiro de 2008 (UTC)

A logomarca da Fraternidade Mundial dos escoteiros é registrada, logo vai contra a nossa política de imagens.--Econt (discussão) 01h14min de 20 de Março de 2008 (UTC)
Não sabia que era registrado, mas será que não é possivel conseguirmos uma autorização para o uso dele na wikipédia? Samuel Cernunnos (discussão) 05h08min de 20 de Março de 2008 (UTC)

Podemos fazer um pedido de permissão para a Organização Mundial do Movimento Escoteiro (World Organization of the Scout Movement) que detem o direito, se eles liberarem a licença de conteúdo livre GFDL é só encaminhar para a OTRS do Commons e ai estará tudo certo para usarmos. Para mais detalhes leia a nossa Wikipedia:OTRS. --Econt (discussão) 18h11min de 20 de Março de 2008 (UTC)

Método escoteiro[editar | editar código-fonte]

O metodo escoteiro se baseiam em 5 pontos e nao em 8 como estao nesta pagina, Assim que der eu corrijo

--Tomate (discussão) 00h50min de 20 de Março de 2008 (UTC)

Primeiro eu movi para o local correto o seu cometário

Depende do ponto de vista, a UEB defende 5 pilares, não acho que não esteja correta, mas dentro dos 5 pilares a sub-itens, ( visar P.O.R. ), a OME não levanta nenhum pilar sobre o método, mostra apenas táticas de como erguer, que as colocou pode ser de outra nacionalidade que não siga os preceitos da UEB, então uma visão crítica, conseguiria perceber que o princípio é o mesmo, com um dos sub-itens colocado como pilar e um acrescimo. Por isso mantive os 7. R.T.Argenton Deixe uma mensagem 05h33min de 21 de Abril de 2008 (UTC)

Somente para justificar possíveis reversões[editar | editar código-fonte]

O artigo esta grande e com algumas informações restritamente locais, desvinculei o local separando em mais dois artigos Escotismo no Brasil e Escotismo em Portugal, coloquei informações com uma visão mais global sobre o assunto, baseado no site da OME e o que havia de mais global no P.O.R., assim como Promessa, Lei, Lema, já haviam sido substituídos pela original, pois cada agrupamento administrativo acaba adaptando para o seu habitat.

Falta os seguintes pontos ( se for editar CITE A FONTE SENÃO NÃO VAI ADIANTAR EM NADA):

  • Pioneiria ( pra que serve, como são feitas, materiais comuns...)
    • Nós e amarras.
  • Flor-de-lis ( Porque essa flor, o significado)
  • Gestos manuais
  • Estrutura administrativa
  • Rádio amador ( como funciona dentro do movimento)
  • Jamboree ( o que é, dados, Obs: não criar uma lista dos 21 dentro do artigo)
  • Abrangência ( aonde tem escotismo, quantos membros)
  • Impacto Social ( o que ele fez/faz que altera a sociedade)
  • Mídia ( como é visto )
  • Valores ( Como que é o espírito escoteiro, não só a visão da organização)

Melhorar

  • Prática Religiosa ( é só esse o ponto mesmo? é fui eu que escrevi, não está sucinto de mais? )
  • História ( tem que ser melhorada até o ponto de que ela seja segregada pelo seu tamanho)
  • Fontes, há nacos do artigo sem fontes.

Dentre outros, que eu posso ter me esquecido, ou simplesmente não visto

Ou seja, para um artigo de destaque, está ruim. Então parem de perder tempo com coisas estúpidas como alterar a promessa, a lei, o lema, inserir links... tem muita coisa para melhorar. R.T.Argenton Deixe uma mensagem 05h33min de 21 de Abril de 2008 (UTC)

Que tal riscar o que já está incluído no texto ? Vejo Mídia, Rádio Amador, Jamboree e Estrutura administrativa que faltam no artigo. Se todos os outros itens já estão no artigo pode tirar que facilita a quem quiser adicionar conteúdo mas não tem idéia do que falta.
Uma opção (melhor) seria fazer uma lista do que falta fazer usando a {{por fazer}} no topo do artigo.
=> Rjclaudio msg 12h35min de 14 de maio de 2009 (UTC)

Bom, essa mensagem e de 1 de abril de 2008, eu não teria motivos para alterá-la, até por que de lá para cá, somente eu quem basicamente editei.

E também não adianta em nada colocar na página de discussão, pois não há nenhuma indicação para essa página, o artigo continha avisos pelas trocas de conteúdo reincidentes, eu também perdi o tesão e editar, passa-se meses elaborando um trabalho para alguém simplesmente falar que está uma m* e não deve ter o status. E além disso era a minha opinião, ou seja, uma única pessoa, não um grupo, eu achava que faltava essas coisas, mas não acho mais.

A mídia que se expluda, cada um tem a sua opinião errada sobre o escotismo e duvido que alguém vá participar para mudar a visão criada pela mídia de massa à respeito dos escoteiros. Radio Amador é uma das 3000000 de atividades, não merece tanto destaque, já a o artigo a respeito, assim o Jamboree. Quanto a estrutura, a estrutura que interessa está ali, só falta eu colocar uma imagem.

O que falta mesmo é pioneiria, mas eu estou sem saco para enfrentar o Commons para subir as minhas imagens de próprio punho, literalmente, pois anteriormente coloquei imagens desenhadas e eles simplesmente apagaram. E mesmo passando para o Commons para que eu colocaria nesse artigo? Quem vêm vê-lo é escoteiro, quem está interessado em escotismo, não lerá 60kb de texto, mesmo que muito interessado.

Eu não vou levantar um nada para que ele volte à destaque, eu vou terminar o que eu me propus a fazer, quem tem força para derrubar, deveria ter força para erguer, não vou ficar 5 meses para vir pessoas que me atacam votar contra, ou ainda, pessoas que não gostam do tema, ou pessoas com opiniões restritivas dentro da comunidade. Rodrigo Tetsuo Argenton Deixe uma massagem 17h58min de 14 de maio de 2009 (UTC)

Criação do artigo flor de lis[editar | editar código-fonte]

Estive pesquisando em alguns sites interessantes que justificam a origem da flor de lis como símbolo do escotismo, e sendo escoteiro também já ouvi algumas histórias, dentre elas uma que achei em alguns sites foram a de que a flor de lis seria utilizada para marcar o norte em mapas da frança (na época do reinado), e "BP" escolhera este símbolo para representar o rumo que o escotismo seguiria mais tarde. Este símbolo foi utilizado pela primeira vez(no escotismo), na ilha de brownsea, e uma bandeira com a flor em amarelo ouro foi erguida junto com a bandeira da Inglaterra. vide: http://www.f64.com.br/fotos/flordelis/flordelis.html

Mapa demonstrativo[editar | editar código-fonte]

No mapa onde são apresentadas as regiões onde atua o escotismo, o território da Coreia do Norte foi nomeado como China e países do sudeste asiático nem são sequer mencionados.

Feito.--Gual-00 (discussão) 22h18min de 13 de junho de 2010 (UTC)

Fusão de Escotismo Tradicional[editar | editar código-fonte]

O texto daquela página praticamente não tem informação e muito menos fontes, pelo que enquanto não crescer, é mais mais útil aqui. Escotismo Tradicional pode perfeitamente ser um simples redirecionamento para a secção onde se explica o que é "escotismo tradicional". --Stegop (discussão) 23h32min de 6 de agosto de 2010 (UTC)

Feito. JohnR (discussão) 16h19min de 7 de agosto de 2010 (UTC)