Discussão:Gabriel (anjo)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gabriel, derivado do hebreu "Gabar'el" (Força de Deus), que significa: "Homem vigoroso de Deus". É considerado por algumas religiões como um arcanjo ("principal dos anjos"). O Anjo Gabriel é comemorado em 29 de Setembro pelas denominações cristãs, como o Arcanjo da Esperança, da Anunciação, da Revelação, sendo comumente associado a uma trombeta - é a Voz de Deus, o transmissor das Boas Novas. É citado várias vezes na Bíblia.

Foi ele que anunciou ao profeta Daniel a sucessão de potências mundiais, bem como a vinda do Messias (em grego, do Cristo, "Ungido"). Disse o profeta: "Apareceu Gabriel da parte de Deus e me falou: dentro de setenta semanas [de anos] (70 anos x 7, ou seja, 490 anos) aparecerá o Santo dos Santos." (Daniel 9:24-26)

Ao anjo Gabriel foi confiada a missão mais alta que jamais havia sido confiada a alguém: anunciar o nascimento do Filho de Deus. Por isso, é muito admirado desde a antigüidade. O termo de apresentação quando apareceu a Zacarias para anunciar-lhe que ia ter por filho João Batista foi este: "Eu sou Gabriel, o que está na presença de Deus." (Lucas 1:19)

São Lucas disse: "Foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia, a uma virgem chamada Maria, e chegando junto a ela, disse-lhe: "Salve Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo". Ela ficou confusa, mas disse-lhe o anjo: "Não tenhas medo, Maria, porque estais na graça do Senhor. Conceberás um filho a quem porás o nome de Jesus. Ele será filho do Altíssimo e seu Reino não terá fim".




Moção da página[editar código-fonte]

A respeito da moção do artigo "Grabriel (arcanjo)" para "Gabriel (anjo)", qual foi revertida, quero primeiro lembrar que qualquer arcanjo é anjo, ou seja, mesmo que Gabriel seja realmente um arcanjo, ainda sim ele continuaria a ser um anjo, pois esse é um termo neutro.

Alem de o termo anjo ser neutro, Gabriel é considerado arcanjo em alguns seguimentos cristãos e outros não, pois a bíblia não o identifica como arcanjo, mas o identifica sob o termo anjo.

  • Lucas 1.26 No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,

Na bíblia, o único anjo que é identificado como arcanjo ou como príncipe, é Miguel. No caso de Miguel acontece o contrário, sempre que Miguel é citado, é citado no Antigo Testamento como príncipe (Daniel 10.13, 10.21, 12.1), e no Novo Testamento como arcanjo (Judas 1.9) ou diz que os anjos são seus subordinados (Apocalipse 12.7 : ...Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão...).

A palavra arcanjo aparece apenas duas vezes na bíblia, ambas no Novo Testamento (que foi escrito em grego), no Antigo testamento (que foi escrito em hebraico) aparece o termo "príncipe". Os versículos que apresentam a palavra arcanjo são: 1 Tessalonicenses 4.16, onde a palavra arcanjo aparece identificando um sujeito na terceira pessoa do singular sem citar seu nome, como se só existisse 1 arcanjo, e em Judas 1.9, que aparece como um título de Miguel.

Se a bíblia chama Gabriel apenas de anjo, e anjo é um termo neutro, porque devemos escrever na Wikipédia que ele é arcanjo, sendo que apenas alguns segmentos cristãos, como o catolicismo, o identificam como tal, utilizando fontes que não são a bíblia?--Luizdl (discussão) 22h36min de 21 de janeiro de 2014 (UTC)[responder]

A reversão que fiz da moção nada tem a ver com a sua validade, uma discussão para a qual não estou habilitado. O que me levou a fazê-lo foi:
  1. A moção foi feita sem qualquer discussão. Para esses casos existe {{renomear página}}, que permite a quem vigia a página pronunciar-se sobre a mudança de título.
  2. O texto continuar a referir arcanjo, em contradição aparente com o novo título. Infelizmente esse hábito de decidir títulos e outros aspetos de artigos ignorando o seu conteúdo é muito usual, mas isso não significa que seja correto.
Dito isto, abstenho-me quanto ao título ser mudado, mas se for, então que se ajuste o texto.
PS: Por ser alguém que edita sobre estes assuntos, convido para este debate o Jbribeiro1. --Stegop (discussão) 23h02min de 21 de janeiro de 2014 (UTC)[responder]
Obrigado.--Luizdl (discussão) 23h32min de 21 de janeiro de 2014 (UTC)[responder]

Por um lado, a argumentação para a moção é bastante lógica e consistente. Por outro, tanto a Enciclopédia Britannica como a Enciclopédia Católica fazem uso do termo "arcanjo". Sendo a primeira a obra de referência generalista mais consagrada e a segunda a obra de referência de eleição para tópicos católicos, penso provavelmente haverá mais argumentos. Antero de Quintal (discussão) 23h13min de 21 de janeiro de 2014 (UTC)[responder]

Pelo que eu observei nos links de uma predefinição deste artigo {{Arcanjos ortodoxos}}, não há uma padronização de títulos, pois os artigos sobre Miguel, Gabriel e Rafael, seguem o padrão "nome (arcanjo)", os artigos sobre Salatiel e Jeremiel seguem o padrão "nome (anjo)", para o artigo sobre Baraquiel segue o padrão "Arcanjo nome", e para os artigos Uriel e Jegudiel, usa-se apenas o nome.--Luizdl (discussão) 23h59min de 21 de janeiro de 2014 (UTC)[responder]

Concordo com a moção. Dito isto, é preciso aqui distinguir a fonte da doutrina. Para os católicos (e a maior parte dos cristãos, diga-se, incluindo aí ortodoxos, cristãos orientais, luteranos, anglicanos e parte dos "protestantes") a tradição é fonte de doutrina. Já uma parte dos protestantes, especialmente os reformados, defende a chamada sola scriptura, ou seja, nada que não está na Bíblia é aceito como doutrina (o que não significa que é "negado", mas isso é outro tema). Há ainda algumas questões mais chatas sobre o que chamamos de "Bíblia" (veja Livros deuterocanônicos): num deles, aceito pelos católicos, o Tobias, Rafael é "arcanjo", algo que muitos protestantes não aceitariam e aí o argumento de "está na Bíblia" vira outra confusão. Enfim, não é nosso papel aqui decidir nada disso e chamá-lo de "anjo" é, de fato, mais "neutro". José Luiz disc 00h15min de 22 de janeiro de 2014 (UTC)[responder]