Discussão:Gabriel (anjo)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Discussão:Gabriel (arcanjo))
Último comentário: 22 de janeiro de 2014 de Jbribeiro1 no tópico Moção da página

Gabriel, derivado do hebreu "Gabar'el" (Força de Deus), que significa: "Homem vigoroso de Deus". É considerado por algumas religiões como um arcanjo ("principal dos anjos"). O Anjo Gabriel é comemorado em 29 de Setembro pelas denominações cristãs, como o Arcanjo da Esperança, da Anunciação, da Revelação, sendo comumente associado a uma trombeta - é a Voz de Deus, o transmissor das Boas Novas. É citado várias vezes na Bíblia.

Foi ele que anunciou ao profeta Daniel a sucessão de potências mundiais, bem como a vinda do Messias (em grego, do Cristo, "Ungido"). Disse o profeta: "Apareceu Gabriel da parte de Deus e me falou: dentro de setenta semanas [de anos] (70 anos x 7, ou seja, 490 anos) aparecerá o Santo dos Santos." (Daniel 9:24-26)

Ao anjo Gabriel foi confiada a missão mais alta que jamais havia sido confiada a alguém: anunciar o nascimento do Filho de Deus. Por isso, é muito admirado desde a antigüidade. O termo de apresentação quando apareceu a Zacarias para anunciar-lhe que ia ter por filho João Batista foi este: "Eu sou Gabriel, o que está na presença de Deus." (Lucas 1:19)

São Lucas disse: "Foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia, a uma virgem chamada Maria, e chegando junto a ela, disse-lhe: "Salve Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo". Ela ficou confusa, mas disse-lhe o anjo: "Não tenhas medo, Maria, porque estais na graça do Senhor. Conceberás um filho a quem porás o nome de Jesus. Ele será filho do Altíssimo e seu Reino não terá fim".




Moção da página[editar código-fonte]

A respeito da moção do artigo "Grabriel (arcanjo)" para "Gabriel (anjo)", qual foi revertida, quero primeiro lembrar que qualquer arcanjo é anjo, ou seja, mesmo que Gabriel seja realmente um arcanjo, ainda sim ele continuaria a ser um anjo, pois esse é um termo neutro.

Alem de o termo anjo ser neutro, Gabriel é considerado arcanjo em alguns seguimentos cristãos e outros não, pois a bíblia não o identifica como arcanjo, mas o identifica sob o termo anjo.

  • Lucas 1.26 No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,

Na bíblia, o único anjo que é identificado como arcanjo ou como príncipe, é Miguel. No caso de Miguel acontece o contrário, sempre que Miguel é citado, é citado no Antigo Testamento como príncipe (Daniel 10.13, 10.21, 12.1), e no Novo Testamento como arcanjo (Judas 1.9) ou diz que os anjos são seus subordinados (Apocalipse 12.7 : ...Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão...).

A palavra arcanjo aparece apenas duas vezes na bíblia, ambas no Novo Testamento (que foi escrito em grego), no Antigo testamento (que foi escrito em hebraico) aparece o termo "príncipe". Os versículos que apresentam a palavra arcanjo são: 1 Tessalonicenses 4.16, onde a palavra arcanjo aparece identificando um sujeito na terceira pessoa do singular sem citar seu nome, como se só existisse 1 arcanjo, e em Judas 1.9, que aparece como um título de Miguel.

Se a bíblia chama Gabriel apenas de anjo, e anjo é um termo neutro, porque devemos escrever na Wikipédia que ele é arcanjo, sendo que apenas alguns segmentos cristãos, como o catolicismo, o identificam como tal, utilizando fontes que não são a bíblia?--Luizdl (discussão) 22h36min de 21 de janeiro de 2014 (UTC)Responder

A reversão que fiz da moção nada tem a ver com a sua validade, uma discussão para a qual não estou habilitado. O que me levou a fazê-lo foi:
  1. A moção foi feita sem qualquer discussão. Para esses casos existe {{renomear página}}, que permite a quem vigia a página pronunciar-se sobre a mudança de título.
  2. O texto continuar a referir arcanjo, em contradição aparente com o novo título. Infelizmente esse hábito de decidir títulos e outros aspetos de artigos ignorando o seu conteúdo é muito usual, mas isso não significa que seja correto.
Dito isto, abstenho-me quanto ao título ser mudado, mas se for, então que se ajuste o texto.
PS: Por ser alguém que edita sobre estes assuntos, convido para este debate o Jbribeiro1. --Stegop (discussão) 23h02min de 21 de janeiro de 2014 (UTC)Responder
Obrigado.--Luizdl (discussão) 23h32min de 21 de janeiro de 2014 (UTC)Responder

Por um lado, a argumentação para a moção é bastante lógica e consistente. Por outro, tanto a Enciclopédia Britannica como a Enciclopédia Católica fazem uso do termo "arcanjo". Sendo a primeira a obra de referência generalista mais consagrada e a segunda a obra de referência de eleição para tópicos católicos, penso provavelmente haverá mais argumentos. Antero de Quintal (discussão) 23h13min de 21 de janeiro de 2014 (UTC)Responder

Pelo que eu observei nos links de uma predefinição deste artigo {{Arcanjos ortodoxos}}, não há uma padronização de títulos, pois os artigos sobre Miguel, Gabriel e Rafael, seguem o padrão "nome (arcanjo)", os artigos sobre Salatiel e Jeremiel seguem o padrão "nome (anjo)", para o artigo sobre Baraquiel segue o padrão "Arcanjo nome", e para os artigos Uriel e Jegudiel, usa-se apenas o nome.--Luizdl (discussão) 23h59min de 21 de janeiro de 2014 (UTC)Responder

Concordo com a moção. Dito isto, é preciso aqui distinguir a fonte da doutrina. Para os católicos (e a maior parte dos cristãos, diga-se, incluindo aí ortodoxos, cristãos orientais, luteranos, anglicanos e parte dos "protestantes") a tradição é fonte de doutrina. Já uma parte dos protestantes, especialmente os reformados, defende a chamada sola scriptura, ou seja, nada que não está na Bíblia é aceito como doutrina (o que não significa que é "negado", mas isso é outro tema). Há ainda algumas questões mais chatas sobre o que chamamos de "Bíblia" (veja Livros deuterocanônicos): num deles, aceito pelos católicos, o Tobias, Rafael é "arcanjo", algo que muitos protestantes não aceitariam e aí o argumento de "está na Bíblia" vira outra confusão. Enfim, não é nosso papel aqui decidir nada disso e chamá-lo de "anjo" é, de fato, mais "neutro". José Luiz disc 00h15min de 22 de janeiro de 2014 (UTC)Responder