Discussão:Tupinambás

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A escolha das imagens nesta página é infeliz, especialmente a primeira, da família De Bry. O gravurista jamais esteve na América e suas imagens (como a maior parte dos desenhos de indios do século XVI) dizem muito mais sobre o modo como os europeus reagiram à colonização do que sobre os costumes indígenas. De Bry, em particular, é bastante conhecido pela insistência em temas como o canibalismo e os seres monstruosos do Novo Mundo. Cabe dizer que os desenhos da família De Bry são inspirados nos relatos de Hans Staden e de Jean de Léry (se repararem verão que os indios tem feições de branco, entre outras coisas). Caso a opção seja manter esta imagem (riquíssima fonte documental sobre o imaginário europeu do século XVI, não sobre os índios brasileiros)fundamental que se faça uma legenda explicativa ao leitor desavisado. comentário não assinado de Anauhle (discussão • contrib) 19 de março de 2008 (UTC)

Ops, dei uma consertada - David Atenas — Comentário anterior não assinado foi adicionado por 189.106.147.254 (discussão) 18 de março de 2009 (UTC)

"Este artigo não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2008)."

"Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes."

"Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde novembro de 2008)."

Quase três anos e ninguém ainda fez nada pra melhorar esse artigo. Até algumas versões em outras línguas estão melhores que a em português. Será que não existem especialistas no assunto no Brasil? --Srgo Mr (discussão) 20h15min de 1 de agosto de 2011 (UTC)[responder]

É autorizado fazer uma versão traduzida do inglês? Usuário:BBureh — Comentário anterior não assinado foi adicionado por 189.44.58.180 (discussão) 4 de junho de 2012 (UTC)
Bom, agora em 2020 hopefully esse artigo vai ficar melhor. Tô juntando o que sei, as bibliografias e o artigo deve aos poucos receber a atenção que merece e nunca lhe foi dada. Îagûara (discussão) 11h29min de 6 de janeiro de 2020 (UTC)[responder]

Falta de referências confiávfeis.[editar código-fonte]

Sobre o trecho final do artigo: "... Por esses motivos e por algumas declarações que denotariam, em tese, a conivência com o extermínio indígena, é que o padre José de Anchieta tem sido considerado muito polêmico até os dias atuais, embora, noutras oportunidades, tenha declarado que se entendia melhor com os índios do que com os portugueses..." Não há referência bibliográfica para tal afirmação, necessitando ser retirado ou acrescentado a referência. Todo o tópico intitulado Confederação dos Tamoios nesse artigo não apresenta uma referência bibliográfica sequer!. Há a possibilidade de utilizar as fontes de informação do artigo original. comentário não assinado de Aldemir Vieira Junior (discussão • contrib) 10 de setembro de 2020 (UTC)