Dita Von Teese

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dita Von Teese
Dita Von Teese em Cannes 2007.
Nome completo Heather Renée Sweet
Nascimento 28 de setembro de 1972 (42 anos)
Rochester, Michigan
Nacionalidade  Estados Unidos
Cônjuge Marilyn Manson (2005–2007)
Ocupação Atriz, modelo e artista burlesca
Página oficial
www.dita.net

Dita Von Teese, nascida Heather Renée Sweet (Rochester, Michigan, 28 de setembro de 1972) é uma atriz, modelo e popular artista burlesca norte-americana.

Fetichista assumida, Dita Von Teese é responsável pela reinvenção da estética pin-up dos anos 40 e 50 e do termo "burlesco" associado à arte ancestral do strip-tease, protagonista de espectáculos que incluem banho num copo de Martini gigante. O livro duplo Burlesque and the Art of Teese/Fetish and the Art of Teese é o testemunho ilustrado de uma sex symbol de luxo. Ela também é conhecida por ter sido casada com o músico norte-americano Marilyn Manson, entre 2005 e 2007. O casal se conheceu em 2001 e sua relação sempre esteve ‘no olho do furacão’, devido ao estilo de vida de ambos.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Dita Von Teese.

Desde criança, sempre gostou dos musicais da MGM e adorava imitar as estrelas de Hollywood da Era Dourada. Não foi preciso muito para os seus pais a colocarem em aulas de dança e representação.

Aos 16 anos, Dita Von Teese estava obcecada por moda. Enquanto trabalhava numa loja de lingerie, apaixonou-se pelos diversos estilos de roupa íntima feminina. Ali, nasceu uma entertainer erótica. Desde aí que Dita sabia que se algum dia conseguisse se tornar modelo, iria fazer as coisas à sua maneira.

Depois de fazer alguns trabalhos como modelo, shows eróticos e até alguns filmes, Dita Von Teese estava pronta para a fama. Tornou-se uma entertainer a solo aos 20 anos e passado algum tempo, a Playboy notou o seu talento. Em 1997 a revista publicou um ensaio fotográfico de Dita e o sucesso foi tanto que muitos começaram a conhece-la como a rainha do burlesco. Durante a sua carreira, Dita já apareceu mais de 30 vezes na revista Playboy e até foi capa em Dezembro de 2002.

Mesmo assim, o que realmente chamava a atenção eram os seus espectáculos ao vivo. Dita Von Teese recebeu ainda mais atenção depois de fazer alguns espectáculos com as Pussycat Dolls.

Dita Von Teese apareceu em vários filmes como o The Death of Salvador Dali[1] em 2005 que lhe rendeu um prêmio de melhor Atriz no Beverly Hills Film Festival. Fez um papel em Saint Francis em 2006, em 2008 participou de The Boom Boom Room[2] e em 2013 fez uma participação no vídeo clipe da música "Up in the Air" da banda norte-americana 30 Seconds to Mars.[3]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Dita Von Teese foi casada com Marilyn Manson, seu casamento com ele terminou em dezembro de 2006, quando ela saiu de casa. "Estou feliz por ter as drogas longe da minha vida" diz ela. O casal teria se separado por diferenças "irreconciliáveis".

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Papel Observação
1995 Romancing Sara Allison Creditada como 'Heather Sweet'
1997 Matter of Trust Girl with C.T. Creditada como 'Heather Sweet'
1999 Pin-Ups 2 Creditada como 'Dita'
2000 Decadence Creditada como 'Dita'
2001 Slick City: The Adventures of Lela Devin Lela Devin
Tickle Party: Volume 2 Creditada como 'Dita'
2002 Bound in Stockings
Naked and Helpless
2004 Blooming Dahlia Elizabeth Curt
Lest We Forget: The Video Collection Girl In Martini Glass
2005 The Death of Salvador Dali Gala Recebeu prêmio de melhor atriz no Beverly Hills Film Festival
2006 Saint Francis Soul, Pica Bernard
2007 Indie Sex: Extremes ela mesma Documentário
The Boom Boom Room Adeline Winter Filming

Referências

  1. (em inglês) Dalimovie - Site acessado em 28 de Setembro de 2010.
  2. (em inglês) Aceshowbiz - Acessado em 28 de Setembro de 2010.
  3. Vídeo clipe em si no YouTube.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Dita Von Teese
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.