Don Knotts

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde março de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Don Knotts
Don Knotts em 1975
Nome completo Jesse Donald "Don" Knotts
Nascimento 21 de julho de 1924
Morgantown,  Estados Unidos
Nacionalidade  Estados Unidos
Morte 24 de fevereiro de 2006 (81 anos)
Los Angeles,  Estados Unidos
Ocupação Ator e humorista
Atividade 1953-2005

Jesse Donald "Don" Knotts (Morgantown, 21 de Julho de 1924 - Los Angeles, 24 de Fevereiro de 2006) foi um ator e humorista estadunidense. Fez muito sucesso na TV de seu país ao interpretar Barney Fife na série humorística The Andy Griffith Show (1960-1968).

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Knotts nasceu em Morgantown, West Virginia, um filho de William Jesse Knotts e sua ex-esposa, Elsie L. Moore. Antepassados paternos de Knotts emigraram da Inglaterra para a América no século XVII, inicialmente fixando-se em Condado de Queen Anne, Maryland. O pai de Knotts era agricultor, mas sofreu um colapso nervoso e perdeu sua terra. Desolado com a esquizofrenia e alcoolismo, morreu quando Knotts tinha treze anos de idade. Knotts e seus dois irmãos foram criados pela mãe, que dirigia uma casa de embarque em Morgantown.

Uma lenda urbana diz que Knotts serviu na Marinha dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, servindo como um instrutor de broca em Parris Island. Na realidade, Knotts se alistou no Exército dos Estados Unidos depois de se formar Morgantown High School.

Morte[editar | editar código-fonte]

Don Knotts morreu em 2006, no hospital Cedars-Sinai Medical Center em Los Angeles, Califórnia, de complicações pulmonares e respiratórias relacionadas ao câncer de pulmão. Ele havia sido submetido ao tratamento no hospital Cedars-Sinai Medical Center, meses antes de sua morte, mas tinha ido para casa depois que ele supostamente estava se sentindo melhor. O seu amigo de longa data, Andy Griffith, visitou Knotts poucas horas antes de sua morte. A esposa de Knotts e a filha ficaram com ele até ele morrer. Ele foi sepultado no Westwood Memorial Park em Los Angeles.

O obtuário de Knotts citou como uma grande influência sobre outros artistas. O músico e fã DJ Wilkes disse dele: "Só um gênio como Knotts poderia fazer uma ansiedade-ridden, passivo-agressivo como o personagem Napoleão Fife, amigo de boas-vindas a cada semana. Sem a sua contribuição incrível para a televisão não teria sido nenhum outro citação over-the-top, a auto-depreciativo atua como Conan O'Brien e Chris Farley."

Sua estátua fica em sua cidade natal, em um parque que leva seu nome.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Don Knotts participou do desenho animado Os Novos Filmes de Scooby-Doo, em 1972 em um episódio, como um policial.
  • A partir do filme da Disney de 1975, The Apple Dumpling Gang, Knotts formaria uma dupla cômica com Tim Conway que apareceria em mais filmes, inclusive na sequência de 1979.
  1. REDIRECIONAMENTO Predefinição:Emmy do Primetime de melhor ator coadjuvante em uma série de comédia 1950-1975