Doroteu de Tiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outras pessoas de mesmo nome, veja Doroteu.
São Doroteu de Tiro
Doroteu de Tiro
Martírio de São Doroteu
Iluminura de São Doroteu no Menológio de Basílio II.
Bispo de Tiro; Mártir
Nascimento 255
Antioquia
Morte 362 (107 anos)
?
Veneração por Igreja Católica
Igreja Ortodoxa
Festa litúrgica 5 de junho (no calendário gregoriano)
18 de junho (no calendário juliano)
Portal dos Santos

Doroteu de Tiro, também conhecido como Pseudo-Doroteu, bispo de Tiro, é tradicionalmente creditado como o autor dos "Atos" dos Setenta Apóstolos (que pode ser a mesma obra chamada de "Evangelho dos Setenta"), que foram enviados numa missão evangélica em Lucas 10:1.

Vida e obras[editar | editar código-fonte]

Doroteu, um padre erudito de Antioquia e professor do historiador eclesiástico Eusébio de Cesareia, foi apontado como diretor numa época em que o cristianismo era perseguido sem ser obrigado a renunciar à sua religião (Eusébio, Hist. Ecles. VII.32[1]). Ainda segundo Eusébio, ele era um eunuco.

Acredita-se ainda que Doroteu tenha sido exilado durante a perseguição de Diocleciano, mas retornou depois. Ele esteve no primeiro concílio de Niceia em 325, mas foi novamente exilado para Odissópolis (atual Varna), na Trácia, no Mar Negro, por Juliano, o Apóstata. Lá, o padre, agora com 107 anos de idade, foi martirizado por sua fé.[2]

Referências

  1. Eusébio de Cesareia. «32». História Eclesiástica. The Distinguished Ecclesiastics of our Day, and which of them survived until the Destruction of the Churches (em inglês). VII. [S.l.]: Newadvent.org 
  2. «Saint Dorotheus of Tyre» (em inglês). Saints.SQPN. Consultado em 5 de abril de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo incorpora texto do verbete Dorotheus (3), presbyter at Antioch no "Dicionário de Biografias Cristãs e Literatura do final do século VI, com o relato das principais seitas e heresias" (em inglês) por Henry Wace (1911), uma publicação agora em domínio público.
Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) santo(a) ou um(a) beato(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.