Duda da Passira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Duda da Passira
Informação geral
Nome completo Julio Nunes Pereira
Nascimento 12 de agosto de 1949
Origem Limoeiro, PE
País  Brasil
Gênero(s) Forró
Instrumento(s) Acordeon
Gravadora(s) Polydisc, Paraty Music, Escalamares, Independente.

Júlio Nunes Pereira, conhecido como Duda da Passira (Limoeiro[nota 1], 12 de agosto de 1949 - Recife, 29 de agosto de 2013), foi um músico, acordeonista, produtor musical, cantor e compositor brasileiro.[1]

Iniciou sua profissão ainda na infância, aos 9 anos de idade já tocava sanfona de 8 baixos, fazendo Forró Pé-de-Serra, em Passira e cidades circunvizinhas.

Sua carreira tomou impulso na década de 1980, quando passou a ser solicitado em gravações de estúdio, em discos de diversos artistas.

Conheceu, juntamente com o cantor Toinho de Alagoas, o produtor e flautista Zé da Flauta que resolveu gravar algumas músicas com eles em parceria com Heleno dos Oito Baixos e Zé Orlando, o que resultou no disco “Forró Brasil”, LP posteriormente transformado em “Brazil: Forró. Music for Maid and Taxi Drivers”, que ganhou o Grammy Awards na categoria “Traditional Folk” em 1991.[2]

Tocou na Casa da Cultura Mundial em Berlim (Alemanha), em 1993. Fez apresentações com Luiz Gonzaga na tour Danado de Bom.

Foi um dos sanfoneiros que mais participaram de gravações em estúdio. Produziu e gravou mais de 2 mil trabalhos, de artistas como Jorge de Altinho, Limão com Mel, Adelmário Coelho, Quinteto Violado, Mestre Zinho, Novinho da Paraíba, Targino Gondim e muitos outros.

Duda morreu em 29 de agosto de 2013, vítima de uma hemorragia hepática. Estava internado a 9 dias no Hospital da Restauração na cidade do Recife.[3]

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • 1988 - Pé de Serra
  • 1989 - Bom Pra Forrozar
  • 1990 - Bom Nordestino
  • 1992 - Forró da Minha Terra
  • 2002 - Acústico
  • 2004 - Toca Noca do Acordeon

Notas e referências

Notas

  1. A localidade de Passira, onde algumas fontes afirmam ter nascido o biografado, era na época apenas um distrito subordinado a Limoeiro (Pernambuco) e só se tornaria município em 1963.

Referências

  1. «Perfil». IG. Consultado em 17 de fevereiro de 2016 
  2. Duda Da Passira - Dados Artísticos - Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira
  3. «Morre no Recife o sanfoneiro Duda da Passira». G1. 30 de agosto de 2013. Consultado em 16 de março de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre um músico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.