Dudley Seers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dudley Seers
Nascimento 1920
Morte 1983 (63 anos)
Influências
Principais interesses Economia
Ideias notáveis Objetivos de Desenvolvimento econômico

Dudley Seers (1920–1983) era um economista britânico especializado em desenvolvimento econômico. Após o serviço militar na Marinha Real ele lecionou em Oxford e trabalhou em vários órgãos da ONU. Foi diretor do Instituto de Estudos do Desenvolvimento (Institute of Development Studies) da Universidade de Sussex, entre 1967 a 1972.

Seers ficou conhecido por rejeitar o chamado "fetichismo do crescimento" nos primeiros anos após o término da Segunda Guerra Mundial, preocupando-se com o desenvolvimento social. Ele destacou a natureza relativista das decisões sobre o desenvolvimento e questionou o valor das abordagens dos economistas neoclássicos sobre o assunto 1 .

Nos Critérios para o Desenvolvimento de Nixson é citado o argumento de Seers (tradução livre do original em inglês): "Fica claro que os valores que necessitamos aparecerão à nossa frente, tão logo nos perguntemos: Quais são as condições necessárias para um objetivo universalmente aceito, o da realização do potencial da personalidade humana?"(Seers em N. Baster - Measuring Development.Cass, 1972 2 ).

Assumindo estarem os objetivo e critérios do desenvolvimento implícitos por este, Seers enumera os "objetivos para o desenvolvimento" para países em desenvolvimento 2 :

  1. A renda familiar deve ser adequada para providenciar uma cesta capaz de suprir necessidades de alimentação, moradia, roupas e calçados.
  2. Empregos devem estar disponíveis a todos os chefes de família, não apenas para garantia da distribuição generalizada da renda para subsistência mas também porque sem um trabalho não há o desenvolvimento da personalidade.
  3. O acesso à educação deve ser aumentado e o nível de alfabetização, ampliado.
  4. Deve ser dado à população, a oportunidade de participar do governo.
  5. A independência nacional deve ser garantida de modo a que os pontos de vistas de outros governos não pré-determinem majoritariamente as decisões do governo local (Citado por Nixson em Economics of Change in Less Developed Countries).

Para Seers, o progresso é conseguido através de metas econômicas que buscam diminuir a "subnutrição, desemprego e desigualdade"... e com isso os objetivos educacionais e políticos aumentam de importância, como objetivos de desenvolvimento.

Dudley foi casado com Patrica Seers e tiveram quatro filhos: Pauline, Andina, Susan e Phillip que lhe deram nove netos.

Algus dos trabalhos mais importantes[editar | editar código-fonte]

  • (1966) Twenty Leading Questions on the Teaching of Economics em The Teaching of Development Economics
  • (1967) The Limitations of the Special Case, em Martin e Knapp, Teaching of Development Economics
  • (1969) The Meaning of Development. International Development Review 11(4):3-4.
  • (1970) New Approaches Suggested por Programa de Emprego da Colômbia, International Labour Review
  • (1971) Development in a Divided World
  • (1972) What are We Trying to Measure? Journal of Development Economics
  • (1974) Redistribution with Growth (com Hollis Chenery)
  • (1977) The New Meaning of Development, International Development Review
  • (1977) Statistical needs for Development
  • (1979) The Birth, Life and Death of Development Economics, Development and Change
  • (1979) The Meaning of Development, em posfácio.Em Seers, Nafziger, Cruise O’Brien, & Bernstein
  • (1979) com E. Wayne Nafziger, Donal Cruise O’Brien, & Henry Bernstein, Development Theory: Four Critical Studies. Ed. por David Lehmann. Londres:Frank Cass
  • (1981) ed. Dependency Theory: A Critical Reassessment. Londres: Frances Pinter (Publishers) Ltd.
  • (1983) The Political Economy of Nationalism. Nva Iorque: Oxford University Press.
  • Também editor de muitos jornais impotantes, incluindo Oxford Economic Papers, The Economic Journal, Journal of Development Studies e IDS Bulletin.

Referências

  1. Economic Development
  2. a b Apud COLMAN, David & NIXSON, Frederick - Desenvolvimento Econômico - Uma perspectiva econômica - Editora Campus Ltda, da USP, 2ª Ed.,1983 Pg. 21 - Tradução de Economics of Change in Less Developed Countries por Maria Celia Pinto Guedes - ISBN 85-7001-058-3

Ligações externas[editar | editar código-fonte]