Técnico em edificações

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Edificações)
Ir para: navegação, pesquisa
Desenho técnico de uma casa assistido por computador.

Técnico em edificações ( E também conhecido somente por edificações) é um curso de nível técnico no qual se obtém conhecimentos específicos para atuação na área de construção civil. No Brasil, o curso é oferecido em várias instituições de ensino, e com destaque para Instituto Federal,[1] Liceu,[2] SENAI[3] , ETEC.[3] , Colégio Estadual Polivalente, de Ponta Grossa-PR e na Escola Técnica Infogenius em Campina Grande PB

Ao final do curso e da conclusão do estágio, o estudante receberá o diploma de Técnico em Edificações e uma Carteira de Registro no CREA.

Acesso ao curso[editar | editar código-fonte]

Para acesso ao curso técnico em Edificações, o cidadão deverá estar cursando, no mínimo, o oitavo ano do Ensino Fundamental.

O profissional[editar | editar código-fonte]

O Técnico em Edificações — como é chamado o profissional que conclui o curso — elabora projetos de Arquitetura e de Instalações Prediais, tais como instalações elétricas, hidro-sanitárias, gás, e incêndio por meio da interpretação de normas técnicas e uso de softwares específicos.

Executam detalhamento de desenhos de fundação, de estruturas de concreto armado e metálicas, planejam obras, elaboram orçamentos e cronogramas físico-financeiros, dimensionam equipes de trabalho. Fazem orçamento de materiais e mão-de-obra. Fazem coleta de material para ensaios tecnológicos de laboratório e de campo, analisam resultados e avaliam comportamento dos materiais de construção. O profissional pode atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, empresas de engenharia e de arquitetura, escritórios de projetos, imobiliárias e construtoras.

Mercado de trabalho[editar | editar código-fonte]

O mercado para Construção Civil é um mercado em constante necessidade de profissionais habilitados para o desempenho de funções que vão desde apontadores até ao gerenciamento de obras, seja em empresas públicas ou privadas. Nos últimos anos, o mercado do setor têm crescido consideravelmente, assim como os salários e a demanda por profissionais qualificados na área.

Legislação[editar | editar código-fonte]

A profissão de Técnico em Edificações é regulamentada pela Lei nº 5.524[4] , de 5 de novembro de 1968 e tem suas atribuições conferidas pelo Decreto nº90.922[5] , de 6 de fevereiro de 1985. De acordo com o Decreto nº 90.922/85, artigo 3º, as atribuições do Técnico em Edificações consistem em:

  • Conduzir a execução técnica dos trabalhos de sua especialidade;
  • prestar assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas;
  • orientar e coordenar e execução dos serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
  • Dar assistência técnica na compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados;
  • Responsabilizar-se pela elaboração e execução de projetos compatíveis com a respectiva formação profissional.

A profissão de técnico em Edificações só pode ser exercida após registro no conselho profissional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Instituições de ensino técnico no Brasil[editar | editar código-fonte]

As entidades da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica de ensino técnico da rede pública de ensino são referência no Brasil, tanto no ensino técnico quanto no ensino médio (integrado). O curso de edificações pode ser encontrado nos IFETs, CEFETs, Escolas Técnicas vinculadas a Universidades Federais, como por exemplo, o Colégio Técnico da UFMG, Institutos Federais por todo o Brasil ou nos ETECs no estado de São Paulo.[6] Dentre as entidades particulares, o SENAI se destaca no cenário nacional.[7]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Cursos Técnicos (Concomitante ou Subsequente) - Técnico em Edificações. Instituto Federal. Página visitada em 30 de setembro de 2013.
  2. Curso Técnico em Edificações | Liceu de Artes e Ofícios. Liceu de São Paulo. Página visitada em 30 de setembro de 2013.
  3. a b Técnico em Edificações > SENAI. SENAI SC. Página visitada em 30 de setembro de 2013.
  4. LEI No 5.524, DE 5 DE NOVEMBRO DE 1968 (1968). Visitado em 15/08/2014.
  5. DECRETO No 90.922, DE 6 DE FEVEREIRO DE 1985..
  6. Amanda Cieglinski (12 de setembro de 2011) Melhores escolas públicas do Enem são federais, militares ou de ensino técnico. Uol.com.br. Página visitada em 11 de maio de 2014.
  7. 3 de outubro de 2012 Sesi e Senai são exemplos para o Brasil superar dívida com educação, comenta ministro do Trabalho. CIESP. Página visitada em 11 de maio de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.