Técnico em edificações

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Edificações)
Ir para: navegação, pesquisa
Desenho técnico de uma casa assistido por computador.

Técnico em edificações (também conhecido somente por edificações) é um curso de nível técnico no qual se obtém conhecimentos específicos para atuação na área de construção civil. No Brasil, o curso é oferecido em várias instituições de ensino, e com destaque para Instituto Federal,[1] Liceu,[2] SENAI[3] , ETEC.[3] e Colégio Estadual Polivalente, de Ponta Grossa-PR.

Ao final do curso e da conclusão do estágio, o estudante receberá o diploma de Técnico em Edificações e uma Carteira de Registro no CREA.

Acesso ao curso[editar | editar código-fonte]

Para acesso ao curso técnico em Edificações, o cidadão deverá estar cursando, no mínimo, o segundo ano do Ensino Médio ou estudos equivalentes.

O profissional[editar | editar código-fonte]

O Técnico em Edificações — como é chamado o profissional que conclui o curso — elabora projetos de Arquitetura e de Instalações Prediais, tais como instalações elétricas, hidro-sanitárias, gás, e incêndio por meio da interpretação de normas técnicas e uso de softwares específicos.

Executam detalhamento de desenhos de fundação, de estruturas de concreto armado e metálicas, planejam obras, elaboram orçamentos e cronogramas físico-financeiros, dimensionam equipes de trabalho. Fazem orçamento de materiais e mão-de-obra. Fazem coleta de material para ensaios tecnológicos de laboratório e de campo, analisam resultados e avaliam comportamento dos materiais de construção. O profissional pode atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, empresas de engenharia e de arquitetura, escritórios de projetos, imobiliárias e construtoras.

Mercado de trabalho[editar | editar código-fonte]

O mercado para Construção Civil é um mercado em constante necessidade de profissionais habilitados para o desempenho de funções que vão desde apontadores até ao gerenciamento de obras, seja em empresas públicas ou privadas. Nos últimos anos, o mercado do setor têm crescido consideravelmente, assim como os salários e a demanda por profissionais qualificados na área.

Legislação[editar | editar código-fonte]

A profissão de Técnico em Edificações é regulamentada pela Lei nº 5.524[4] , de 5 de novembro de 1968 e tem suas atribuições conferidas pelo Decreto nº90.922[5] , de 6 de fevereiro de 1985. De acordo com o Decreto nº 90.922/85, artigo 3º, as atribuições do Técnico em Edificações consistem em:

  • Conduzir a execução técnica dos trabalhos de sua especialidade;
  • prestar assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas;
  • orientar e coordenar e execução dos serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
  • Dar assistência técnica na compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados;
  • Responsabilizar-se pela elaboração e execução de projetos compatíveis com a respectiva formação profissional.

A profissão de técnico em Edificações só pode ser exercida após registro no conselho profissional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Cursos Técnicos (Concomitante ou Subsequente) - Técnico em Edificações. Instituto Federal. Página visitada em 30 de setembro de 2013.
  2. Curso Técnico em Edificações | Liceu de Artes e Ofícios. Liceu de São Paulo. Página visitada em 30 de setembro de 2013.
  3. a b Técnico em Edificações > SENAI. SENAI SC. Página visitada em 30 de setembro de 2013.
  4. LEI No 5.524, DE 5 DE NOVEMBRO DE 1968 (1968). Página visitada em 15/08/2014.
  5. DECRETO No 90.922, DE 6 DE FEVEREIRO DE 1985..

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.