Ekaterina Nikolaevna Almedinguen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ekaterina Nikolaevna Almedinguen
Ekaterina Nikolaevna Almedinguen
Nascimento 18 de setembro de 1853
Orlov
Morte 20 de janeiro de 1887 (33 anos)
São Petersburgo
Cidadania Império Russo
Ocupação escritora de literatura infantil, jornalista, tradutora, escritora

Ekaterina (ou ElizavetaNikolaievna Almedinguen (18 de setembro de 185320 de janeiro de 1887) foi uma escritora infantil e tradutora russa do século XIX. Escrevia suas obras sob o pseudônimo de E. Aleksandrova.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em 18 de setembro de 1853. De uma família nobre, irmã de Aleksei e Aleksandr Almedinguen. Suas sobrinhas Aleksandra Alekseievna e Natália Alekseievna também se tornaram escritoras.[1]

Concluiu o curso no Ginásio Feminino de Nijni Novgorod. Trabalhava ensinando russo e história.

Era uma colaboradora frequente das revistas infantis "Vospitanie i obutchenie" (Educação e ensino), "Ródnik" (Manancial, cujo redator era o irmão dela) e "Zadushevnoe slovo" (Palavra gentil), nos quais se publicavam seus artigos biográficos e etnográficos, e publicou cartas de Nijni Novgorod, traduções e compilações no jornal "Novosti" (Notícias), entre os anos de 1883 e 1887. Na "Vospitanie i obutchenie" foi publicado em 1882 seu livro "Iz vospominani detstva" (Das lembranças da infância); na "Ródnik", em 1886, sua novela "Istoria malenkoi shvei" (História de uma pequena costureira); no "Zadushevnoe slovo", em 1883, seus poemas "Po Volge" (Pelo Volga), "Prokazi leshego" (Travessuras de um silvano), e "Otcherk iz sibirskoi jizni" (Esboço da vida siberiana); apareceram em separado "I. P. Kulibin, russki mekhanik-samoutchka" (I. P. Kulibin, o mecânico-autodidata russo), em 1882, e o conto "F. N. Slepushkin", em 1885.

Faleceu em 20 de janeiro de 1887. Depois da morte de Almedinguen, foram publicados em 8 — 10 livretos "Novi" (Terra virgem), no ano de 1888, os seus quadros da vida familiar "Oshiblis".

Referências