Engenho Uruaé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Engenho Uruaé é um engenho de Condado, Pernambuco

Construído no século XVII juntamente com a capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade. João Alfredo viveu nesse local que possui ainda hoje seu estilo colonial típico preservado, composto pela casa grande, moita com chaminé, senzala e a já mencionada capela.

Além de conter os móveis e utensílios da época em excelente estado. Logo na sua chegada, os visitantes são transportados para os tempos da cana-de-açúcar. O engenho encontra-se em ótimo estado de conservação e pode-se perceber uma preocupação com o meio ambiente por parte dos proprietários.

Situado no km 71 na PE-75, o Engenho Uruaé é uma ótima opção para aqueles que querem conhecer a história de Goiana. Seus funcionários são vestidos como os servos de antigamente e palestras sobre os costumes da época são ministradas durante todo o ano.

Os quartos da casa grande são equipados com ar condicionado e frigobar para proporcionar o maior conforto aos que se hospedam no engenho, que também está aberto para passeios pedagógicos de escolas. Existe ainda a disponibilidade de salões para festas, casamentos e confraternizações. Apesar de não estar localizado em Goiana, e sim ao município de Condado que pertencia a Goiana, é um equipamento de apoio da cidade. Mas é bom lembrar, que Uruaé é oficialmente do município de condado.

Ícone de esboço Este artigo sobre patrimônio histórico no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.