Entebbe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Localização de Entebbe.
Aeroporto de Entebbe.

Entebbe é a antiga capital de Uganda. A cidade contava, em 2009, cerca de 115 000 habitantes. Ela está situada em uma península da margem norte do lago Victoria, a uma altitude de 1140 metros, a 35 km sudoeste da atual capital, Kampala. Entebbe é uma das cidades mais próximas da linha do equador, a uma latitude de aproximadamente 0° 2' norte.

Na língua luganda, Entebbe significa "a sede", provavelmente porque era lá que um chefe baganda tinha por hábito tomar decisões de justiça [carece de fontes?].

Entebbe torna-se o centro administrativo e comercial da nova colônia britânica em 1893, sob a impulsão de Sir Gerald Portal, administrador da colônia. Encontram-se na cidade o Jardim botânico nacional, o jardim zoológico nacional e o UVRI, o instituto de pesquisa viral de Uganda.

A cidade é conhecida pelo Aeroporto internacional de Entebbe, o único do país. Foi lá (mais exatamente no antigo aeroporto, hoje abandonado e transformado em museu) que ocorreu em 1976 a célebre Operação Entebbe, conduzida pelos israelenses sob o comando de Yonatan Netanyahou, para liberar os reféns do voo Air France 139.

Ver também[editar | editar código-fonte]