Telêmetro: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Apaguei linha com conteúdo publicitário
Apaguei link meramente comercial
Linha 1: Linha 1:
{{PBPE|Telêmetro|telémetro}} é um dispositivo de precisão destinado à [[medição]] de [[distância]]s em [[tempo]] [[real]]. Pode ser [[óptica|óptico]], quando baseado em um [[mecanismo]] de [[focalização]], ou [[ultra-som|ultrasônico]] (eco-telêmetro ou [http://www.manutan.pt/telemetros-e-medidores_c_Main3009001R007X.html telêmetro] acústico), quando utiliza [[reflexo]]s sonoros.
{{PBPE|Telêmetro|telémetro}} é um dispositivo de precisão destinado à [[medição]] de [[distância]]s em [[tempo]] [[real]]. Pode ser [[óptica|óptico]], quando baseado em um [[mecanismo]] de [[focalização]], ou [[ultra-som|ultrasônico]] (eco-telêmetro ou telêmetro acústico), quando utiliza [[reflexo]]s sonoros.


Substitui com vantagens [[ferramentas]] como [[fita métrica|fitas métricas]], [[trena]]s e [[metro]]s e é largamente utilizado em [[área]]s tão diversas quanto [[fotografia]], [[náutica]], [[topografia]], [[astronáutica]], [[astronomia]], [[caça]] e [[balística]].
Substitui com vantagens [[ferramentas]] como [[fita métrica|fitas métricas]], [[trena]]s e [[metro]]s e é largamente utilizado em [[área]]s tão diversas quanto [[fotografia]], [[náutica]], [[topografia]], [[astronáutica]], [[astronomia]], [[caça]] e [[balística]].

Revisão das 10h33min de 11 de abril de 2014

Telêmetro (português brasileiro) ou telémetro (português europeu) é um dispositivo de precisão destinado à medição de distâncias em tempo real. Pode ser óptico, quando baseado em um mecanismo de focalização, ou ultrasônico (eco-telêmetro ou telêmetro acústico), quando utiliza reflexos sonoros.

Substitui com vantagens ferramentas como fitas métricas, trenas e metros e é largamente utilizado em áreas tão diversas quanto fotografia, náutica, topografia, astronáutica, astronomia, caça e balística.

Os telêmetros de última geração são digitais, baseados em disparo de feixe laser. Estes podem alcançar centenas de milhares de quilômetros e têm, por isso, utilização inclusive astronômica.

Os telêmetros podem integrar vários instrumentos ópticos como lunetas, câmeras fotográficas, binóculos, periscópios, telescópios e miras de armas em geral.

No Brasil, o primeiro telêmetro industrializado surgiu em 1941, na cidade de São Paulo, produzido por Décio Fernandes de Vasconcellos, fundador da indústria de instrumentos ópticos D.F. Vasconcellos. Da mesma família que o telêmetro (instrumentos medidores de distância), também são o micrômetro, o paquímetro, o podômetro e o hodômetro.


Ver também