Convento dos Capuchos (Caparica): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Adicionadas novas imagens e alguma informação adicional.
Linha 22: Linha 22:
=={{Links}}==
=={{Links}}==
* [http://www.smasalmada.pt/xportal/xmain?xpid=cmav2&xpgid=genericPage&genericContentPage_qry=BOUI=5271640 Convento dos Capuchos] no site da Câmara Municipal de Almada
* [http://www.smasalmada.pt/xportal/xmain?xpid=cmav2&xpgid=genericPage&genericContentPage_qry=BOUI=5271640 Convento dos Capuchos] no site da Câmara Municipal de Almada

==Bibliografia==
* Cruz, J. Luís da, O convento dos Capuchos da Costa de Caparica, 1954


{{sem interwiki}}
{{sem interwiki}}

Revisão das 18h46min de 1 de outubro de 2014

 Nota: Este artigo é sobre o Convento dos Capuchos da Caparica. Para outros significados, veja Convento dos Capuchos.
O Convento dos Capuchos (situado na Caparica).
Portaria, em azulejo, do Convento dos Capuchos.

O Convento dos Capuchos é um antigo convento da Ordem dos Franciscanos Capuchinhos que fica localizado na área da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica, no concelho de Almada, e a partir do qual se pode observar não só a Costa de Caparica, a sua extensa costa de praia e até os arredores, como se avista ainda uma esplêndida paisagem da Costa de Lisboa, Estoril e Cascais. Este convento foi mandado edificar por Lourenço Pires de Távora em 1558.

O monumento, como é apanágio da Ordem de São Francisco, é caracterizado pela sua simplicidade, embora se possa observar elegância nas suas linhas.

No frontispício, um triplo pórtico, com colunas simples e um arco ao centro, ostenta um notável trabalho em ferro forjado permitindo a iluminação da galilé de acesso ao corpo da capela. Na fachada estão representados os símbolos da Ordem Franciscana, bem como o escudo das armas dos Távoras.

O declínio do convento coincide com a queda dos Távoras. A família Távora foi perseguida pelo Marquês de Pombal e os seus membros foram cruel e impiedosamente executados em 13 de Janeiro de 1759, sob a acusação de terem conspirado para assassinar o rei D. José I de Portugal. Detalhes no artigo: Processo dos Távoras.

Em 1834, foi publicada uma lei que extinguiu as ordens religiosas e o Convento dos Capuchos passou por transmissões sucessivas, até ser adquirido pela Câmara Municipal de Almada em 1950.

Quando se procedeu ao seu restauro em 1952, foram colocados painéis de azulejo, que têm como tema os sermões de Santo António e o retábulo em talha oferecido pelo Director do Museu de Arte Antiga (Lisboa).

Actualmente, o Convento dos Capuchos funciona como sala de visitas do concelho de Almada e aí a Câmara Municipal promove diversos espectáculos de índole cultural.

Ver também

Ligações externas

Bibliografia

  • Cruz, J. Luís da, O convento dos Capuchos da Costa de Caparica, 1954