Estádio de Toyota

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Toyota Stadium
Toyota sta 0313 2.JPG
Nome Toyota Stadium
Características
Local Toyota, Aichi, Japão
Gramado Grama natural
Capacidade 45.000 pessoas
Construção
Inauguração
Data 21 de julho de 2001 (12 anos)
Último Jogo
Outras informações
Proprietário Prefeitura de Toyota
Arquiteto Kisho Kurokawa
Mandante Nagoya Grampus

O Estádio de Toyota (japonês 豊田スタジアム Toyota Sutajiamu) é um estádio construído em 2001 com capacidade para 45 mil espectadores localizado em Toyota, Aichi, Japão. O clube de futebol Nagoya Grampus Eight manda os seus jogos no estádio em confrontos da J. League, a liga de futebol profissional japonesa.

Sua forma arquitetônica é bastante original, lembrando o formato de um acordeão. O estádio leva o nome da gigante montadora de automóveis japonesa Toyota Motor.

O estádio recebeu partidas do Campeonato Mundial de Clubes da FIFA a partir de 2005. No Mundial de 2005 em jogo válido pela primeira fase, as equipes do Deportivo Saprissa, da Costa Rica e Sydney FC, da Austrália empataram em 1 a 1. Em 2006 as equipes do Auckland City FC neozelandês e Al-Ahly egípcio enfrentaram-se no local, com vitória do Al-Ahly por 2 a 0. No ano seguinte o confronto foi entre Sepahan F.C., do Irã, e Urawa Red Diamonds, do Japão. A equipe local venceu o confronto por 3 a 1. Em 2008 o Gamba Osaka venceu o Adelaide United por 1 a 0.

Abrigou na edição de 2011 cinco jogos, inclusive a semifinal entre Santos x Kashiwa Reysol.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre estádios de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.