Estanislau Konarski

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estanislau Konarski

Estanislau Konarski (em polaco: Stanisław Konarski; o nome real: Hieronim Franciszek Konarski; nascido o 30 de Setembro de 1700 em Żarczyce; morto o 3 de Agosto de 1773 em Varsóvia, em Polônia) era educador polaco, um reformador educacional, um escritor político, um poeta, um dramaturgo, monge de Piaristes e o precursor principal do Iluminismo em Polónia.

Konarski estudou 1725-27 no Collegium Nazarenum em Roma, onde tornou-se um professor de retórica. Após aquela, viajou através da França, a Alemanha e a Áustria para alargar sua educação.

Em 1730 retornou a Polônia e começou trabalho numa nova edição de lei polaca (Volumina legum).

De 1736 Konarski ensinou no Collegium Resoviense em Rzeszów e em 1740 fundou o Collegium Nobilium, uma escola de Varsóvia de elite para filhos das pessoas de classe social alta ("szlachta"). Depois, reformou a educação de Piaristes em Polônia, de acordo com seu programa educacional (Ordinationes Visitationis Apostolicae..., 1755). Suas reformas passaram a ser um ponto importante na luta de século XVIII para modernizar o sistema de educação polaco.

No começo, Konarski foi associado politicamente com Estanislau I; mais tarde, com o "Familia" de Czartoryski e Estanislau II. Participou nos famosos "jantares de quinta-feira". Estanislau II causou que uma medalha foi inventada à honra de Konarski, com seu retrato e a inscrição merecida latina, Sapere auso.