Estradas europeias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde maio de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
As estradas europeias cobrem todos os estados europeus.

A rede de estradas europeias é uma rede de estradas internacionais no continente europeu. A fim de evitar as numerações nacionais, as estradas europeias usam uma numeração europeia que não varia entre os diversos países.

Numeração[editar | editar código-fonte]

A numeração das estradas europeias não tem em conta o tipo de estrada (autoestrada, estrada nacional, estrada regional, etc.).

Também não tem em conta a presença de montanhas ou de mares, que podem interromper a estrada. É baseada em quadrilateral do continente.

O sistema de numeração é definido pela Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) desde 1975, com uma mudança essencial em 1992. As estradas de referência e as estradas intermédias são ditas de "classe A", e têm dois algarismos. As estradas secundárias, e as ligações entre as estradas principais são ditas de "classe B", e numeradas por três algarismos.

As estradas norte-sul têm números ímpares e as estradas oeste-este têm números pares. As estradas principais (de referência) norte-sul têm dois dígitos e terminam com algarismo 5. As estradas principais (de referência) oeste-este têm dois dígitos e terminam com algarismo 0.

Os números aumentam do norte para sul. As estradas intermédias têm números ímpares com dois dígitos (norte-sul) ou números iguais com dois dígitos (oeste-este). Os seus números são intermédios entre as estradas de referência que enquadram-o. As estradas de classe B têm 3 números, o primeiro número é o da referência o mais possível ao norte, o segundo número é o da referência o mais possível a oeste, e o terceiro número é um número de série.

As estradas norte-sul de classe A ao este até E99 têm números ímpares até 3 dígitos até 129. As outras regras aplicam-se a estas estradas.

Ligações entre cidades europeias[editar | editar código-fonte]

Klaverblad in nabijheid Sabiha.JPG

Eixo A: Paris - Berlim - Moscovo

Eixo B: Oslo - Marselha

Eixo C: Lisboa - Madrid - Paris - Amesterdão

Eixo D: Londres - Paris - Roma

Eixo E: Paris - Viena

Eixo F: Berlim - Viena - Roma

Eixo G: Madrid - Roma - Atenas

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma rodovia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.