Estreito de Sunda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Estreito de Sunda

O Estreito de Sunda (ou Sonda) é um estreito entre as ilhas de Java e Sumatra na Indonésia. Liga o Mar de Java com o Oceano Índico.

Tem cerca de 30 km de largura no ponto mais estreito, no extremo norte, numa secção de 30 km de comprimento. Abre-se até 100 km de largura. Existem numerosas pequenas ilhas no estreito; o vulcão Krakatoa está situado numa delas.

É uma das principais passagens entre o Mar da China Meridional e o Oceano Índico (sendo o outro Estreito de Malaca). Teve ao longo dos séculos grande importância para a navegação. Apesar dos perigos devidos à estreiteza e à possibilidade de encalhar, é muito mais curto que o Estreito de Malaca, e consequentemente os navios correriam menos riscos de sofrer ataques de piratas.

Vista do estreito de Sunda

Foi onde no início de 1942 a Batalha do Estreito de Sonda ocorreu, quando uma força japonesa afundou o USS Houston e o HMS Perth que pretendiam evitar desembarques em Java.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Indonésia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.