Eugenia Kalnay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Eugenia Kalnay
Eugenia Kalnay
Nascimento 1 de outubro de 1942
Buenos Aires
Residência Maryland
Cidadania Argentina, Estados Unidos
Alma mater
Ocupação meteorologista
Prêmios
  • International Meteorological Organization Prize (2009)
  • membro da União Geofísica Americana
  • Fellow of the AAAS (Atmospheric and hydrospheric sciences, 2006)
  • Membro da Academia Americana de Artes e Ciências (2015)
  • Medalha Roger Revelle (2019)
  • Jule G. Charney Medal (1995)
Empregador(a) Universidade de Maryland, Universidade de Oklahoma, Centro de Voos Espaciais Goddard, National Centers for Environmental Prediction, Universidade da República, Instituto de Tecnologia de Massachusetts
Página oficial
http://www.aosc.umd.edu/~ekalnay

Eugenia Kalnay (Buenos Aires, 1 de outubro de 1942) é uma meteorologista argentina, professora de ciências atmosféricas e oceânicas da Universidade de Maryland.

Como diretora do Environmental Modeling Center dos National Centers for Environmental Prediction (NCEP), Kalnay publicou o artigo de reanálise de 1996 do NCEP, intitulado “The NCEP/NCAR 40-year reanalysis project”, que é um dos artigos científicos mais citados em geociências.[1] É listada como autora ou coautora em mais de 120 artigos científicos e escreveu o livro ''Atmospheric Modeling, Data Assimilation and Predictability, publicado pela Cambridge University Press em 2003.

Formação e carreira[editar | editar código-fonte]

Kalnay nasceu em Buenos Aires, Argentina, e recebeu seu diploma de graduação em meteorologia pela Universidade de Buenos Aires em 1965. Em 1971 foi a primeira mulher a receber um PhD em meteorologia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT),[2] orientada por Jule Gregory Charney. Foi em seguida a primeira professora do Departamento de Meteorologia do MIT. Em 1979 mudou-se para o Centro de Voos Espaciais Goddard da NASA[3] e, em 1984, tornou-se diretora do Global Modeling and Simulation Branch do Goddard Laboratory for Atmospheres.[4] Entre 1987 e 1997 foi diretora do Environmental Modeling Center (EMC) dos National Centers for Environmental Prediction (NCEP), Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos e supervisionou o NCEP/NCAR Reanalysis e vários outros projetos em assimilação de dados e previsão conjunta (ensemble forecasting). Depois de sair o NCEP foi catedrática da Universidade de Oklahoma. Em 2002 ingressou no Departamento de Ciências Atmosféricas e Oceânicas da Universidade de Maryland, atuou como chefe do departamento. Juntamente com James A. Yorke, co-fundou o Weather/Chaos Group na Universidade de Maryland, que fez descobertas sobre a baixa dimensionalidade local de regiões atmosféricas instáveis.

Recebeu a Medalha Roger Revelle de 2019.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Scholia tem um perfil para Eugenia Kalnay.