Feleti Sevele

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lord Sevele of Vailahi
Feleti Sevele
Lord Sevele of Vailahi
13° Primeiro-ministro de Tonga
Período 30 de março de 2006
até 22 de dezembro de 2010
(11 de fevereiro de 2006
até 30 de março de 2006 (interino)
Monarca Taufa'ahau Tupou IV
George Tupou V
Antecessor(a) ʻAhoʻeitu ʻUnuakiʻotonga Tukuʻaho
Sucessor(a) Sialeʻataongo Tuʻivakanō
Dados pessoais
Nascimento 7 de julho de 1944 (79 anos)[1]
Ma’ufanga, Tonga
Alma mater University of Canterbury
Cônjuge Ainise Sevele
Filhos(as) Maliana, Frederick Stephen and Pisila
Sevele ao lado de Barack Obama e Michelle Obama, durante visita aos EUA.

Frederick Vaka'uta Sevele (Ma’ufanga, Nukuʻalofa, 7 de julho de 1944[2]) é um político de Tonga, ex-primeiro-ministro do seu país.

Teve uma educação primorosa, tendo estudado primeiramente no Colégio Apifo, no Tonga, no Colégio de St. John nas Ilhas Fiji, e ainda com as irmãs maristas em Suva. Graduou-se, logo, em Economia Geográfica na ilustre Universidade de Canterbury.

Embora a sua vida política já perdurasse, o primeiro momento alto da carreira de Sevele foi aquando da sua eleição como representante da Assembleia Legislativa do Tonga, junto a mais oito pessoas. Foi reeleito em 2002, e posteriormente, em 2005. Foi também apontado como ministro da Lavoura, do Comércio e das Indústrias.

Como ministro, um dos seus mais célebres feitos, foi a negociação da entrada do Reino do Tonga na Organização Mundial do Comércio, em sigla OMC, em Dezembro de 2005. Nos inícios de 2006 tornou-se responsável pelos Serviços Públicos do país.

Depois da resignação do Príncipe Lavaka Ata 'Ulukalala ao cargo em fevereiro de 2006, Sevele foi então apontado com primeiro-ministro do Reino do Tonga. A sua eleição foi feita após vários meses de protestos pró-democráticos que a Família Real na conseguia travar. Os protestos deviam-se precisamente à presença de um membro da Real Família, um príncipe, como Chefe do Governo. A opinião pública começou logo a crer que se estava a formar um governo autocrático e iniciou por isso os protestos. Sevele foi assim apontado para o cargo pelo rei Taufa'ahau Tupou IV, tornando-se o primeiro primeiro-ministro do Reino do Tonga de origens não-nobiliárquicas, como haviam sido todos os outros.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências