Ferrosur Roca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
ferrosur roca logo
Cargueiro de Ferro Sur Roca

Ferrosur Roca S.A.[1] é uma empresa privada argentina do setor ferroviário que possui a concessão sobre a operação e manutenção dos trens de carga sobre o Ferrocarril General Roca desde dezembro de 1992.

Rede operada[editar | editar código-fonte]

Possui uma rede de 3145 km de vias em bitola 1,676 m, dos quais 2628 km são operacioanis e 517 km estão em desuso.

A rede ferroviária do Ferrosur Roca possui conexão com a rede das empresasFerroexpreso Pampeano, Nuevo Central Argentino e América Latina Logística; além disso tem acesso aos terminais portuários de Buenos Aires, Dock Sud, La Plata, Campana, San Nicolás, Puerto de Rosario, Bahía Blanca e Quequen.

Material rodante[editar | editar código-fonte]

Segundo a Segundo dados da Comisión Nacional de Regulación del Transporte o material rodante da empresa no ano 2000 era composto de 55 locomotivas, 4 gruas e 2 guindastes; porém apenas 31 locomotivas de carga e 15 de maniobras estão em estado operacional

Em 2007 Ferrosur Roca importou dos Estados Unidos Estados Unidos duas locomotivas novas E-2300 CW da empresa National Railway Equipment Company.

A frota de vagões chega a 4600 unidades de vários tipos, segundo o censo da Comisión Nacional de Regulación del Transporte; porém a companhia admite que somente 2500 vagões estão sendo utilizados.

Acionistas[editar | editar código-fonte]

A composição acionária do Ferro Sur Roca é formada por: Cofesur (80%), Estado Nacional Argentino (16%) e os 4% restantes dos funcionários da própria empresa.

Referências

  1. «Vale faz acordo com Ferrosur Roca por 756 km de ferrovias». www.portosenavios.com.br. Consultado em 21 de janeiro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]