Folhelho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Folhelho, ou xisto fino[1] é o nome dado a uma rocha sedimentar de origem detrítica, que pertence ao subgrupo das rochas argiláceas, devido à natureza dos seus principais constituintes. É por vezes confundida com a rocha metamórfica xisto[2][3]. Os depósitos detríticos de xisto argiloso ou folhelho estão sujeitos a interposição de cimentos, ou compressões, e por isso são não-móveis, sendo apelidados de rochas argiláceas consolidadas. Devido às pressões acima referidas, e da disposição orientada das minúsculas placas minerais que formam as rochas argilosas, apresentam-se mais ou menos foliadas, na direção correspondente à dos planos de estratificação.

Os xistos argilosos são rochas que possuem grãos do tamanho da argila, mas diferenciam-se dos argilitos porque possuem lâminas finas e paralelas esfoliáveis, enquanto que os argilitos apresentam um aspecto mais maciço, compactado e endurecido. Podem sempre riscar-se ou cortar-se com um canivete. Quando bafejados, dão um cheiro a barro mais ou menos intenso. Tal como as argilas, podem ter uma cor muito variada: amarelada, vermelha, parda, acastanhada, cinzenta a negra, e até esverdeada. Também podem conter minerais acessórios como os carbonatos, pirite, gesso, etc.[4]

O folhelho é uma importante rocha selante para o acúmulo de hidrocarbonetos, impedindo a ocorrência de poços surgentes.[5]

Também se dá o nome folhelho à película que envolve os grãos de algumas plantas, como os da ervilha, fava, ou milho, e os bagos de uva. No caso do milho, chama-se folhelho ao conjunto de folhas finas e esbranquiçadas que reveste as espigas. Este folhelho de milho é conhecido como carapela.

Referências

  1. http://www.infopedia.pt/pesquisa-global/Folhelho
  2. Mineral, rocha ou pedra ? - Canal Escola do site do Serviço Geológico do Brasil
  3. Glossário, site da Faculdade de Geologia da UERJ
  4. Botelho da Costa, J. (1992) Estudo e Classificação das Rochas por Exame Macroscópico, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
  5. Fábio Braz Machado, Folhelho, site da UNESP (Universidade Estadual Paulista)
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.