Fort Knox

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
U.S. Bullion Depository, imagem clássica de Fort Knox.

Fort Knox é uma pequena cidade americana e base do Exército dos Estados Unidos, localizada no estado de Kentucky, ao longo do rio Ohio. Ela abriga importantes unidades de treinamento e comando de recrutamento do exército, o Museu George S. Patton, em homenagem ao general da Segunda Guerra Mundial e o United States Bullion Depository, (Depósito de Ouro dos Estados Unidos) * , pelo qual o lugar é mais conhecido, como depósito de grande parte do ouro guardado pelo governo do país.

A base é usada pelo exército e pelos marines para treinamento em tanques M1 Abrams e para treinamento básico de recrutas em simulação de combate real.

História[editar | editar código-fonte]

A área ao redor de Fort Knox começou a ser fortificada em 1861, durante a Guerra de Secessão dos Estados Unidos. O local era disputado tanto pelas forças da União quanto dos Confederados e durante os anos de guerra bandos de guerrilheiros dos dois lados invadiam e disputavam o lugar. Após a guerra, a área agora ocupada pelo exército, viu o surgimento de pequenas comunidades civis.

Em abril de 1918, unidades de artilharia chegaram a West Point, perto dali, para manobras e treinamento, com vistas ao embarque para a Europa, onde acontecia a Primeira Guerra Mundial. Uma área de 10000 acres no campo, ao lado da pequena vila de Stithton, na área próxima à famosa Academia Militar, foi reservada pelo governo para a construção de um campo e centro permanente de treinamento e alojamento de tropas. Este campo recebeu o nome de Henry Knox Camp, um ex- comandante da artilharia na luta pela independência americana e primeiro secretário da guerra dos Estados Unidos.

Em 1932, o exército estabeleceu uma guarnição permanente no local com número maior de efetivos no campo fortificado, agora base permanente, renomeada para Fort Knox. A partir de 1937, o Departamento do Tesouro ali construiu e sediou o seu US Bulling Depository, operado de maneira completamente independente das forças armadas ou de seu comando. Entretanto, sua proximidade com a base faz com que em caso de necessidade, o local conte com a proteção do exército.

Dados atuais[editar | editar código-fonte]

Fort Knox tem uma população fixa de 12.377 habitantes, (censo 2000) com 2.748 residências construídas, habitadas por 2.596 famílias.[1] A densidade demográfica da área é de 228 hab/km².

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

Fort Knox e seu depósito de ouro conquistaram popularidade mundial nos década de 1960 através do grande sucesso do livro e do filme 007 contra Goldfinger, em que o depósito e seus cofres são o alvo de um plano de destruição para desestabilizar a economia mundial.

Ao contrário do que aparenta no filme, apenas as cenas filmadas em volta da base militar são reais, feitas em locações verídicas. Todas as cenas externas do depósito e de seu interior foram filmadas em réplicas construídas na Grã-Bretanha.


  • Em inglês, "bullion" refere-se à quantidade de ouro e/ou prata em lingotes. "Gold" e "silver" são os nomes genéricos dos respecivos metais. Em 2006, a quantidade total de de lingotes de ouro guardadas em Fort Knox pesava 4570 toneladas (147,3 milhões de onças de ouro[2] ). O US Bullion Depository é considerado o ‘banco’ mais inexpugnável do mundo. Jamais foi assaltado.

Notas e Referências

  1. U.S. Census Bureau: Fort Knox CDP, Kentucky - Fact Sheet (2000). Visitado em 2 de outubro de 2007.
  2. United States Mint. The United States Bullion Depository Fort Knox, Kentucky. Página visitada em 2 de outubro de 2007.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons