Cofre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Safe1PalPostalDF.JPG

Cofre é um compartimento próprio para armazenar dinheiro, bens ou documentos de valor. Pode ser subterrâneo ou embutido em armários e paredes. Seu revestimento pode ser de uma camada espessa de concreto, aço ou madeira.

Para garantir sua inviolabilidade, possui um segredo ou chave ou ambos, o que permite que apenas o possuidor do segredo abra-o. Tal segredo pode ser mecânico (girando um disco com marcações de 00 a 99 à direita e à esquerda), eletrônico (digitando uma senha em um teclado numérico) ou com uma chave. Os pequenos cofres (cofrinhos) em formato de porco não têm segredo, por serem utilizados por crianças: para recuperar o dinheiro ali existente, deve-se quebrar o cofre, feito neste caso de barro ou porcelana.

No século XVIII era comum o emprego de um tipo de argila chamada pygg em cerâmica. As pessoas usavam os potes feitos de pygg para guardar moedas. Ao atender uma encomenda, um ceramista inglês, que não estava familiarizado com o termo, confundiu pygg com pig (“porco”, em inglês), pois as duas palavras têm o mesmo som quando pronunciadas. Por isso, preparou potes em forma de porco. O engano acabou fazendo o maior sucesso.

Conforme o Novo Dicionário da Língua Portuguesa - Aurélio Buarque de Holanda - 1ª Edição, 11ª impressão, também significa 'arca', 'burra'. Estar com as burras cheias significa estar com os cofres cheios.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cofre
Ícone de esboço Este artigo sobre um objeto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.