Fray Juan de Jesús

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Fray Juan de Jesús Hernández y Delgado
Retrato de Fray Juan de Jesús.jpg
Retrato do Servo de Deus, Fray Juan de Jesús.
Venerável
Nascimento 20 de dezembro de 1615 em Icod de los Vinos (Tenerife)
Morte 6 de fevereiro de 1687 em San Cristóbal de La Laguna (Tenerife)
Veneração por Igreja Católica (e de modo particular em nas Ilhas Canárias)
Beatificação No processo
Principal templo Convento de San Diego del Monte, San Cristóbal de La Laguna, Espanha
Festa litúrgica 6 de fevereiro
Atribuições Hábito de frade franciscano
Padroeiro Popularmente chamado como protetor dos cegos e deficientes visuais.
Gloriole.svg Portal dos Santos

O Servo de Deus Fray Juan de Jesús Hernández y Delgado (Icod de los Vinos, Tenerife, batizado em 20 de dezembro de 1615 - 6 de fevereiro de 1687, San Cristóbal de La Laguna, Tenerife), foi um frade franciscano espanhol e místico. [1]

Nascido em dezembro de 1615, foi batizado no dia 20 do mesmo ano, Juan era um descendente de um rei Guanche com a idade de 10 anos, trabalhou como aprendiz de cooper em Garachico. Mas o abuso sofrido pelo proprietário da empresa, mesmo em uma ocasião foi lançado pelo proprietário do negócio para uma fogueira perder a visão em um olho. Mais tarde, Juan aprende a ler e se mudou para a cidade de Puerto de la Cruz, nesta cidade começa a experimentar fenômenos místicos, incluindo uma levitação que foi visto por muitos moradores da cidade, que estavam atordoados com tal milagre.

Em 1646, tomou o hábito franciscano e mais tarde mudou-se para Convento de San Diego del Monte (agora eremitério), nos arredores da cidade de San Cristóbal de La Laguna. Nesta cidade ele conheceu María de León Bello y Delgado, que era um amigo próximo e deu conselhos espirituais a freira esta muitos. Em 6 de fevereiro de 1687, Fray Juan de Jesús morreu com grande reputação de santidade, tinha 71 anos e tinha sido há muito tempo doente. Atualmente em processo de beatificação.

Referências

  1. Europapress.es (10 de dezembro de 2010). Distinguen en Tenerife la figura de Fray Juan de Jesús (em espanhol). Visitado em 6 de fevereiro de 2013.