Freddie King

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Freddie King
Informação geral
Nome completo Frederick Christian King
Nascimento 3 de Setembro de 1934 Gilmer, Texas
Origem Chicago, Illinois
País  Estados Unidos
Data de morte 28 de dezembro de 1976 (42 anos)
Gênero(s) Blues, Funk
Instrumento(s) Vocal, Guitarra
Período em atividade 1950-1976
Gravadora(s) King Records, Federal Records, Atlantic Records,Shelter Records, RSO
Afiliação(ões) Eric Clapton, Bobby Tench, PP Arnold, Jamie Oldaker, Carl Radle, Tom Dowd, Mike Vernon, King Curtis, Steve Ferrone
Página oficial JohnnyWinter.n

Freddie King (3 de setembro de 1934 – 28 de dezembro de 1976) foi um músico, cantor e guitarrista de blues, mais conhecido por suas músicas "Hide Away", "Have You Ever Loved a Woman" e "Going Down". Foi considerado o 15º melhor guitarrista do mundo pela revista norte-americana Rolling Stone.[1]

King nasceu como Frederick Christian em Gilmer, Texas. Sua mãe foi Ella May King, seu pai J.T. Christian. Sua mãe e seu tio, começaram a ensinar Freddie a tocar guitarra aos seis anos. Ele gostou e imitou a música de Lightnin' Hopkins e do saxofonista Louis Jordan.

Em 1950, Freddie se moveu com sua família para o sul de Chicago. Lá, aos 16 anos, costumava frequentar bares locais, e ouvia músicos como Muddy Waters, Howlin' Wolf, T-Bone Walker, Elmore James, e Sonny Boy Williamson.

King tocava com uma palheta plástica de polegar e uma palheta de metal para o indicador. Ele atribuiu a Eddie Taylor os ensinamentos sobre o uso das palhetas. A maneira de King usar a alça da guitarra no ombro direito, sendo destro, era única para sua época. Freddie King era um dos artistas principais da cena do chamado Chicago blues dos anos 50 e 60, que era o local e época principal no desenvolvimento do blues elétrico.

Em 1976 Freddie King morre de problemas cardíacos, em Dallas aos 42 anos. Primeiro entre os três grandes "Kings" do blues, a nos deixar, os outros dois sendo Albert King (falecido em 1992) e BB King, este último ainda nos agraciando com sua música. Eric Clapton que excursionou com ele entre 1974 e 1975 chegou a declarar: "Freddie King foi quem me ensinou como fazer amor com uma guitarra".


Referências

  1. The 100 Greatest Artists of All Time: Freddy King (em inglês) Rolling Stone. Visitado em 12 de janeiro de 2012.
Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.