Freenet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Freenet
Logotipo oficial
Desenvolvedor The Freenet Project
Plataforma Java
Lançamento 18 de setembro de 2000 (13 anos)
Escrito em Java
Sistema operativo Multiplataforma
Licença GNU
Página oficial https://freenetproject.org

Freenet foi originalmente criada por Ian Clarke. De acordo com Clarke a Freenet visa prover liberdade de expressão através de uma rede P2P com grande proteção do anonimato.

Uma exposição sobre P2P não estaria completa sem mencionar a Freenet. A prioridade da Freenet é a liberdade de expressão e o anonimato. Para obter isso, a comunicação entre os nós é cifrada, assim como a informação armazenada em cada nó. O usuário contribui com um pedaço do seu HD, mas ele não sabe o que exatamente está armazenado lá.

A rede responde adaptativamente a padrões de uso, replicando dinamicamente a informação para que ela fique mais próxima de onde ela é mais requisitada -- o que tem sido chamado de transparent lazy replication. Isso otimiza o uso da banda e tem implicações que vão muito além do simples compartilhamento de arquivos.

A Freenet pretende ser um novo paradigma para a Internet. Quanto à questão do copyright, Ian Clarke é radical:

  • "O problema central do copyright é que o seu cumprimento exige o monitoramento das comunicações, e você não pode ter garantia de liberdade de expressão se alguém está monitorando tudo o que você diz.(...)
  • Você não pode garantir liberdade de expressão e cumprir a lei de copyright. É por essa razão que a Freenet, um sistema projetado para proteger a liberdade de expressão, tem de impedir o cumprimento do copyright."

Atualmente, a Freenet tem sérios problemas de interface com o usuário. Dos projetos P2P que tem por aí, a Freenet é o menos "usável":

  • "Você pode ver o que ela pode vir a ser algum dia, mas no momento, ela não é muito útil: a instalação é desajeitada, e não há nenhum cliente bem-acabado. É difícil descobrir quais outros nós estão on-line; quando você acha um nó, é difícil descobrir o seu conteúdo; e uma vez achado o conteúdo, não existe um jeito de discernir a sua qualidade."


Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.