Ganso-grande-de-testa-branca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaGanso-de-testa-branca
Anser albifrons frontalis
Anser albifrons frontalis

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: Anatidae
Género: Anser
Espécie: A. albifrons
Nome binomial
Anser albifrons
Scopoli, 1769
Distribuição geográfica

Anser albifrons - MHNT
Anser albifrons

O ganso-grande-de-testa-branca, ganso-grande-de-fronte-branca ou ganso-de-testa-branca[1] (Anser albifrons) é uma ave da família Anatidae que pode atingir 64 a 78cm e tem uma envergadura de asa de 130 a 160 cm. É parecido com o ganso-bravo e maior do que o ganso pequeno, distinguindo-se pelas patas vermelho-alaranjadas e pela testa branca. As suas zonas de nidificação situam-se para norte do Círculo Polar Árctico, particularmente no norte da Rússia, em Nova Zembla, no Canadá e no Alasca. A sua área de invernada na Europa estende-se desde a Noruega e as Ilhas Britânicas até aos Balcãs, passando pelos Países Baixos e pela Hungria.Na Península Ibérica este ganso é muito raro, sendo ocasionalmente avistado na companhia de bandos de ganso-bravo.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

É um ganso de dimensão média, compacto e com pescoço relativamente curto. Os adultos têm uma marca branca proeminente em redor da base do bico e marcas pretas transversais no abdómen. Não tem anel orbital amarelo e proeminente (embora alguns apresentem um anel estreito indistinto). Os juvenis não apresentam marca branca na base do bico nem marcas escuras no abdómen, mas apresentam unhas escuras e um bico rosado pouco vivo.

Voz[editar | editar código-fonte]

Os chamamentos são mais agudos do que o ganso-campestre e o ganso-bravo, tendo um som melódico ou do tipo gargalhada, sendo menos nasalados e rudes. O chamamento mais comum consiste num ikyu-yuî, dissilábico, por vezes trissilábico. Às vezes são mais profundos.

Referências

  1. Paixão, Paulo (Verão de 2021). «Os Nomes Portugueses das Aves de Todo o Mundo» (PDF) 2.ª ed. A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias. ISSN 1830-7809. Consultado em 13 de janeiro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.