Garret Wesley, 1.º Conde de Mornington

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Garret Wesley
1.º Conde de Mornington
Conde de Mornington
Condado 2 de outubro de 1760[1]
a 22 de maio de 1781
Predecessor Criação do título
Sucessor Richard
Esposa Anne Hill
Descendência
Richard, Visconde Wellesley  •The Hon. William Wellesley  • The Hon. Arthur Wellesley  • The Revd and Hon. Gerald Valerian  • The Hon. Henry Wellesley  • Lady Anne Wellesley
Nome completo
Garret Colley Wesley
Pai Richard Wesley
Mãe Elizabeth Sale
Nascimento 19 de julho de 1735
República da Irlanda Dangan
Morte 22 de maio de 1781 (45 anos)
Ocupação compositor e político

Garret Colley Wesley, 1.º Conde de Mornington (19 de julho de 173522 de maio de 1781), foi um político e compositor irlandês.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Wesley nasceu na propriedade da família em Dangan, perto de Summerhill, uma aldeia perto de Trim, no Condado de Meath, na Irlanda, filho de Richard Wesley, 1.º Barão Mornington, e Elizabeth Sale. Foi educado no Trinity College, em Dublin e foi eleito seu primeiro professor de música em 1764. Desde a infância ele mostrou talento extraordinário no violino, e logo começou a compor suas próprias obras.[2] Foi o futuro duque de Wellington o único de seus filhos que herdou algo de seu talento musical.

Wesley representou Trim na Câmara dos Comuns irlandesa de 1757 até 1758, quando sucedeu seu pai como segundo Barão Mornington. Em 1760, em reconhecimento das suas realizações musicais e filantrópicas, ele foi criado Visconde Wellesley, de Dangan Castle no Condado de Meath, e conde de Mornington. Ele foi eleito Grão-Mestre da Grande Loja da Irlanda em 1776, cargo que ocupou até o ano seguinte.[3] Ele foi descuidado com o dinheiro, e sua morte prematura deixou a família exposta a constrangimento financeiro, levando, finalmente, à decisão de vender todas as suas propriedades irlandesas.[4]

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Wesley casou com a Exma. Anne Hill-Trevor, filha mais velha do banqueiro Arthur Hill-Trevor, 1.º Visconde Dungannon, e sua esposa, Anne Stafford, em 1759. Sua madrinha, a famosa diarista Mary Delaney, disse que o casamento era feliz, apesar de sua falta de sentido financeiro e sua "falta de juízo".[5] Eles tiveram seis filhos:

Quatro dos cinco filhos de Lord Mornington foram criados pares na Grã-Bretanha e no Reino Unido. A Baronia de Wellesley (realizada pelo Marquês Wellesley) e a Baronia de Maryborough estão agora extintas, enquanto que o ducado de Wellington e a Baronia de Cowley são existentes. O Condado de Mornington é detido pelos Duques de Wellington, e os Barões Cowley, desde então, foram elevados a condes.

Garret Wesley, Lord Mornington, morreu em 1781.

Ele também é um ancestral direto da Rainha Elizabeth II através de sua falecida mãe, Rainha-Mãe Elizabeth.

Referências

  1. Leigh Rayment's Peerage Page (em inglês)
  2. Longford, Elizabeth Wellington- the Years of the Sword Panther Edition 1971 p. 32
  3. Waite, Arthur Edward. A New Encyclopedia of Freemasonry. [S.l.]: Cosimo, Inc., 2007. 400 p. vol. vol. I.
  4. Longford p.53
  5. Longford p.33

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por:
Richard Wesley
Barão Mornington
17581781
Sucedido por:
Richard Wellesley
Precedido por:
Criação do título
Conde de Mornington
1760 — 1781