Gaspar de Lemos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nau de Gaspar de Lemos.
Nau de Gaspar de Lemos.
Brasão de Gaspar de Lemos.

Gaspar de Lemos foi um navegador português do século XVI.

Comandou um dos navios da frota de Pedro Álvares Cabral, que descobriu o Brasil em 22 de abril de 1500.

Diretamente, sabe-se pouco sobre as suas origens. Este fidalgo talvez descenda de família morgada, originária do reino de Leão, que veio a Portugal no reinado de Afonso IV (1325-1357), que recebeu terras e constituiu morgados sob D. João I. Embora as fontes não citem as origens de Gaspar de Lemos, alguns livros portugueses utilizam as armas da família Lemos para ilustrar verbetes sobre ele.

Como comandante do navio que transportava mantimentos, foi designado por Cabral para retornar a Portugal, após curta estada em terras de Vera Cruz, levando para D. Manuel I as notícias sobre o descobrimento. Assim, retornou a Portugal com a carta de Pero Vaz de Caminha, que comunicava ao rei a descoberta. Voltou ao pais no final de 1501 em viagem exploratória, na companhia, dentre outros, de Américo Vespúcio.

Partiu de Lisboa em 10 de maio de 1501 e voltou a 7 de setembro de 1502. São creditados a esta expedição os seguintes feitos:

Alguns autores portugueses atribuem a Gonçalo Coelho essa viagem de 1501/1502 que, no entanto, só partiu de Lisboa em 1503, também acompanhado de Américo Vespúcio. Outras fontes o confundem com Gaspar da Gama, cristão-novo que veio das Índias com Vasco da Gama.

Referências

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.