Gdy spadają anioły

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gdy spadają anioly
 Polónia
1959 • Cor • 22 min 
Direção Roman Polanski
Roteiro Roman Polanski
Elenco Barbara Lass
Roman Polanski
Henryk Kluba
Andrzej Kondratiuk
Género Drama
Idioma Polaco
Música Krzysztof Komeda
Página no IMDb (em inglês)

Gdy spadają anioły (em tradução para o português: "Quando os Anjos Caem") é um curta-metragem de 1959, escrito e dirigido pelo cineasta Roman Polanski. O curta foi o primeiro trabalho de Polanski a ser filmado em cores.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A idéia para o filme foi tirada de um conto do escritor Leszek Szymański chamado "Klozet Babcia" (algo como "Toilet Granny"). O conto foi publicado no semanal "Kierunki", em Varsóvia, na Polônia.

O filme, quase todo filmado em flashback, retrata a história de uma "Toilet Granny". Enquanto ela trabalha em seu atual emprego, um trabalho chato e monótono, ela relembra dos incríveis fatos que aconteceram em seu passado.

Apenas a caráter explicativo, "Toilet Granny" é uma mulher que trabalha em banheiros públicos nos países orientais da Europa, exercendo a função de uma "administradora" ou "operadora". A razão desse trabalho é evitar que as pessoas roubem papel higiênico, o que era uma escassa comodidade durante as leias comunistas.

(Nota: Esse filme de Polanski não tem nenhuma relação com o filme "When Angel Fall" (de 1985), escrito por Michael Jones e Linda Renye.)

Notas de Produção[editar | editar código-fonte]

  • Durante a cena do flashback durante a Segunda Guerra Mundial, o protagonista é interpretado pelo próprio Polanski.
  • Polanski escalou a atriz Basia Kwiatkowska para o elenco, mais conhecida por Barbara Lass. Na época, ela tinha apenas dezessete anos de idade e a sua aparição no filme ocorre no começo dos flashbacks. Ela e Polanski, alguns anos mais tarde, casaram-se por um curto período de tempo.
  • Um título alternativo para o filme (na versão americana) seria "When Angels Fall Down...".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Roman Polanski