George Nissen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
George Nissen
Informações pessoais
Nome completo George P. Nissen
Modalidade ginástica artística masculina
Nascimento 1 de fevereiro de 1914
Blairstown, Iowa
Nacionalidade Estados Unidos estadunidense
Falecimento 7 de abril de 2010 (96 anos)
San Diego, Califórnia
Nível sênior

George P. Nissen (Blairstown, 1 de fevereiro de 1914San Diego, 7 de abril de 2010[1] ) foi um ex-ginasta estadunidense e criador da ginástica de trampolim moderna, em 1936.

Nissen tornou-se ginasta na época do ginásio e conquistou três campeonatos da National Collegiate Athletic Association, também conhecida como NCAA nos Estados Unidos. Formado pela Universidade de Iowa, observou artistas circenses e importou a ideia de suas redes de segurança usadas para realização de truques adicionais, para a ginástica. Em 1934, aperfeiçoou o método com um protótipo de molas de ferro em uma cama de tela e borracha e o utilizou em um acampamento de verão. Após, com alguns amigos, percorreu o país e o México demonstrando a nova ginástica. Em 1941, criou a companhia de ginástica de trampolim ao lado de Larry Grisworld. Durante a Segunda Guerra Mundial, esta modalidade serviu para treinar os pilotos e com isso conquistou visão para sua criação, que foi pessoalmente, promover na Europa.[2]

Em 1971, ao lado do amigo Grisworld, fundou a Associação Norte-Americana de Tumbling e Trampolim. No ano 2000, a modalidade ingressou nos Jogos Olímpicos.[2] Em 2010, quase quarenta anos após a fundação da Associação, faleceu aos 96 anos, na cidade de San Diego, Califórnia, devido a complicações de pneumonia.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Nissen, inventor of modern trampoline, dies April 7 (em inglês). USA Gymnastics. Página visitada em 9 de abril de 2010.
  2. a b George Nissen - The Man and the Kangaroo (em inglês). West View Trampoline Community. Página visitada em 13 de março de 2010.


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) ginasta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.