Gerberga da Lombardia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gerberga da Lombardia
Nascimento século VIII
Desconhecido
Morte século VIII
Desconhecido
Progenitores
Cônjuge Carlomano I
Filho(a)(s) Pepin, Cunegunda d'Austràsia, Ida of Herzfeld
Irmão(ã)(s) Adalgis da Lombardia, Liutberga da Lombardia, Adelperga da Lombardia, Anselperga, Desiderata da Lombardia
Título rainha dos Francos, rainha consorte

Gerberga da Lombardia (m. após dezembro de 771) foi a esposa de Carlomano I, rei dos Francos, e cunhada de Carlos Magno. Sua fuga para o reino Lombardo de Desidério depois da morte de Carlomano I precipitou a última guerra Franco-Lombarda e a destruição do reino Lombardo.

História[editar | editar código-fonte]

Sabe-se muito pouco sobre Gerberga. Sua família e sua cidade são desconhecidas, referências apontando-a como filha de Desidério aparecem baseadas na confusão entre ela e sua cunhada, a princesa lombarda Desiderata da Lombardia, que se casou com o irmão de Carlomano I, Carlos Magno, como parte de um pacto entre os francos e os lombardos. Foi atestado pelo papa Estêvão IV que ela era do povo franco: quando o papa ouviu sobre o casamento de Desiderata e Carlos Magno, escreveu uma carta repreensora a Carlos Magno e Carlomano I, dizendo aos irmãos que "pela ordem explícita de seu pai (Pepino, o Breve), você foi unido pelo casamento com a bela mulher franca."

Gerberga deu a seu marido Carlomano I dois filhos, o mais velho chamado de Pepino, durante seu casamento. Depois da morte de Carlomano I (de um severo sangramento nasal, de acordo com uma fonte), Gerberga esperava que seus filhos herdassem o reino do pai, e talvez pretendesse governar como regente. Porém, Carlos Magno apanhou o reino do irmão, e Gerberga fugiu para Frância com seus filhos e o conselheiro-chefe de Carlomano I, Autchar, uma fuga que, segundo o biógrafo de Carlos Magno, Einhard, "ocorreu sem nenhuma razão".

De qualquer forma, Gerberga e companhia fugiram para a Lombardia, onde buscaram refúgio com o rei Desidério, em Pavia. Desidério e Carlomano I foram inimigos durante o reinado do último, devido à aliança entre Desidério e Carlos Magno, com o qual viveu em signo de hostilidade. Desidério, no entanto, se indispôs com Carlos Magno por seu repúdio à sua filha, Desiderata, pouco depois, e então deu apoio à família de Carlomano I. Ele imediatamente fez propostas ao papa Adriano I, pedindo que ele coroasse os filhos de Gerberga como reis dos Francos, e validasse seus direitos para suceder seu pai.

Em 773, Carlos Magno invadiu a Itália, querendo acabar com a ameaça de Desidério e Gerberga. Desidério foi cercado em Pavia, a capital lombarda, e Gerberga procurou refúgio com seus filhos Autchar e o filho de Desidério, Adalgis, em Verona, a cidade lombarda mais forte. Pavia cairia em junho de 774, e Verona foi tomada antes disso, os cidadãos sendo privados de proteger a armada franca, e Gerberga, suas crianças e Autchar foram colocados na frente de Carlos Magno.

Seus destinos depois são desconhecidos, porque não há mais referência a eles na história papal e franca. Alguns historiadores, refletindo sobre o tratamento que Carlos Magno dedicou a outros inimigos, consideram que provavelmente Gerberga e seus filhos foram mandados a conventos, como Desidério e sua família. Outros consideram as exortações de Carlos Magno a seus filhos em Divisio Regni, onde ele ordena que nenhum de seus filhos faça mal a seus filhos e sobrinhos, e sugerem que ele poderia ter desejado dar o mesmo tratamento a seus sobrinhos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ver também[editar | editar código-fonte]