Gertrudes de Nivelles

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Santa Gertrudes
Gertrudes de Nivelles, pintura flamenga (ca. 1530)
Nascimento 626 em Landen
Morte 17 de março de 659 em Nivelles
Veneração por Igreja Católica
Canonização por Papa
Festa litúrgica 17 de Março
Padroeiro Nivelles, gatos, jardineiros, medo dos ratos
Gloriole.svg Portal dos Santos

Gertrude de Nivelles, OSB (62617 de março de 659) é uma santa brabantina, da família dos pipinidas. Foi monja, fundadora e primeira abadessa de Nivelles (hoje na Bélgica), padroeira da cidade de Nivelles. A sua festa litúrgica é em 17 de Março: nesse dia a sua imagem é levada em procissão pelas ruas de Nivelles.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascida em 626, era filha de Pepino de Landen (580-640) dito Pepino, o Velho e de Santa Ida de Nivelles (Ida de Aquitânia) (597-652), e portanto irmã de Begga de Landen, de Grimoaldo, o Velho e de São Bavão. O seu pai era chefe do palácio de Dagoberto e Rei da Austrásia era antepassado de Pepino, o Breve, Carlos Martel e Carlos Magno.

Santa Gertrudes, na sua adolescência, foi testemunho de uma disposição de espírito profundamente religiosa, que lhe fez recusar os pretendentes que lhe foram apresentados. Com a morte do pai, a sua mãe, Santa Ida, transformou o castelo familiar em mosteiro misto, confinado a direcção à sua filha Gertrudes. As duas mulheres fizeram da oração a sua principal ocupação.

Como primeira abadessa desta comunidade mista, Gertrudes interessa-se pela vida religiosa. Amiga dos santos e missionários irlandeses Foillan e Ultan, e com uma busca incessante e aprofundada sobre a Sagrada Escritura, estuda-a com ajuda do primeiro. Foi de Gertrudes que São Foillan recebeu o terreno de Fosses-la-Ville onde se veio a estabelecer. Para ajudar Santo Ultan na sua tarefa de evangelização em 656, Santa Gertrudes renunciou ao seu posto de abadessa e passou o resto de sua vida estudando e fazendo penitência. Gertrudes é recordada pela ajuda que deu aos mais necessitados e aos peregrinos.

Após longo sofrimento, morre aos 33 anos. A sua sobrinha, Santa Vulfetrude, sucede-lhe como abadessa de Nivelles. É representada habitualmente com o báculo e ratos, e por isso recorre-se à sua intervenção para tirar o medo aos roedores.

Genealogia[editar | editar código-fonte]

Ver também Dinastia pipinida

Gertrudes de Nivelles 626-659.

                            ┌─  -
                            |
   ┌─ Pepino de Landen585 - † 639), Austrásia (615-639). 
   |                        |
   │                        └─  F-
   │
Santa Gertrudes de Nivelles
   │
   │                        ┌─ Grimaldo de Aquitânia (° ca. 555 - † 599)
   |                        |
   └─ Beata Ida de Nivelles (° ca. 592 - † 652). 
                            |
                            └─ Ida (° ca. 560 - † ca. 612)

Nivelles e o mosteiro[editar | editar código-fonte]

À volta do mosteiro de Nivelles desenvolveu-se uma importante cidade cerca de 1220. De estilo românico, sofreu pesado dano na Segunda Guerra Mundial, com o lado ocidental destruído. Em 1948 iniciou-se a recuperação, em diversas campanhas, terminadas em 1984. Os habitantes de Nivelles decidiram em referendo a forma da torre central.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Gertrudes de Nivelles