Ida de Nivelles

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Santa Ida
Abadessa
Nascimento 592
Morte 8 de maio de 657 (65 anos)
Veneração por Igreja Católica
Festa litúrgica 8 de maio
Gloriole.svg Portal dos Santos

Ida ou Itta ou ainda Iduberga era esposa de Pepino de Landen, prefeito do palácio da Austrásia. Era irmã de Santo Modoald, bispo de Trier, e da abadessa Santa Severa, . Não há registros diretos sobre quem foram seus pais, mas já se sugeriu que ela era filha de Arnoaldo, bispo de Metz, filho de Ansberto.

A pedido do missionário Santo Amand, bispo de Maastricht, após a morte de Pepino, ela fundou um convento de freiras beneditinas em Nivelles, com um mosteiro a ser governado por uma abadessa. Ela própria ingressou no convento como freira e colocou sua filha Gertrudes, como abadessa (talvez após desistir deste posto para ela própria).[1]

Ida teve com Pepino outra filha, abadessa Begga, que se casou com Ansegisel, filho de Arnulf de Metz. Através de Begga, ela foi avó de Pepino de Herstal e uma das matriarcas da grande família Carolíngia. Seu único filho foi Grimoaldo, mais tarde prefeito do palácio, e pai do rei Childeberto, o Adotado.

Santa Ida morreu em 8 de maio de 657 no próprio convento.

Como ela própria, suas duas filhas foram posteriormente canonizadas. Seu dia de comemoração é 8 de maio.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Lives of the saints de Alban Butler, editado, revisado e completado por Thurston e Attwater. Christian Classics, Westminster, Maryland.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]