Begga de Landen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Begga)
Ir para: navegação, pesquisa
Santa Begga
Estátua de Santa Begga, fachada do convento de beguinas, em Lier, Bélgica
Nascimento 615
Morte 17 de dezembro de 693
Veneração por Igreja Católica
Festa litúrgica 6 de setembro e 17 de dezembro[1]
Gloriole.svg Portal dos Santos

Begga ou Santa Begga (também Begue) foi filha de Pepino de Landen, prefeito do palácio de Austrásia, e sua esposa, Itta (Santa Ida).

Vida e obras[editar | editar código-fonte]

Igreja Santa Begga (1773) - Andenne, Bélgica

Begga se casou com Ansegisel, filho de Arnulf de Metz. Foi mãe de Pepino de Herstal, fundador na dinastia carolíngia de reis da França. Com a morte de seu marido em 691, ela vestiu o véu, construiu 7 uma igrejas e um convento em Andenne, às margens do Rio Meuse, onde permaneceu o resto de seus dias como abadessa.

Ela foi enterrada na Igreja de Santa Begga, em Andenne. Alguns estudiosos defendem que o movimento das beguinas, que apareceu no século XII, teria sido, na realidade, fundado por Santa Bega. Na igreja no beguinato de Lier há uma estátua da santa sobre uma inscrição "Santa Begga, nossa fundadora" (vide imagem). Porém, o beguinato de Lier só foi fundado no século XIII e é mais provável que as beguinas tenham emprestado seu nome do padre Lambert Le Bèque, sob cuja proteção o testemunho e o ministério das beguinas floresceu[2] [3] .

Referências

  1. www.catholic.org/saints/saint.php?saint_id=263
  2. J. A. Ryckel ab Oorbeeck, Vita S. Beggae Ducissae Brabantiae Andetennensium, Begginarum et Beggardorum fundatricis vetus (Louvain, 1631)
  3. McDonnell, Beguines and Beghards, pp. 179, n. 51 and 430-31

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Begga de Landen