Gnupedia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

A GNUpédia foi um projeto descontinuado da Free Software Foundation para criar uma enciclopédia de conteúdo livre. O projeto foi inicialmente proposto em 1999 por Richard Stallman, o autor da primeira licença copyleft, e oficialmente começou em janeiro de 2001.

No mesmo mês começava a Wikipédia. A confusão logo se estabeleceu. Além de terem nomes parecidos, ambas faziam a mesma proposta. Porém, a maioria dos membros da comunidade da GNUpédia demonstravam constante preocupação editorial. Questionavam a responsabilidade dos conteúdos escritos - a quem pertencia? Como deveria ser regulada? Como se daria a moderação?

Enquanto isso, o menos conservador Jimmy Wales, criador da Wikipédia, permitiu que qualquer usuário conectado à Internet pudesse contribuir e convidou algumas centenas de estudantes e professores para dar uma olhada em seu novo projeto.

A mais ousada proposta conquistou mais adeptos e em algum tempo a GNUpédia deixou de existir. Desde então, Stallman tem endossado a Wikipédia.

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]