Governo sul-russo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Южнорусское Правительство
Governo Sul-Russo

1920
Flag Brasão
Bandeira Brasão
Localização de Rússia do Sul
Localização de Rússia do Sul
Continente Europa
Região Cáucaso
Norte do Mar Negro
País RússiaImpério Russo
Capital Novorossiisk
Língua oficial russo
Governo Lei marcial
Chefe de governo
 • 1920 Anton Denikin
Período histórico Guerra Civil Russa
 • Março - Junho de 1919 Bolcheviques invadem a Crimeia.
Queda do Segundo governo regional da Crimeia.
Ofensiva do Exército Voluntário do Movimento Branco.
 • Março de 1920 Governo sul-russo é estabelecido
 • Abril de 1920 Governo dissolvido
 • Abril de 1920 Governo da Rússia do Sul estabelecido
Atualmente parte de  Rússia

O Governo Sul-Russo (em russo: Южнорусское Правительство[1]) foi um governo do Movimento Branco estabelecido pelo comandante das Forças Armadas da Rússia do Sul, Anton Denikin, em Novorossiisk, Cubã, em março de 1920, durante a Guerra Civil Russa.

Em 27 de março de 1920, Denikin foi forçado a evacuar Novorossiisk, indo para a Crimeia, controlada pelos brancos desde junho de 1919. No entanto, sua retirada foi vista como descuidada, levando o General Piotr Wrangel ao poder, onde foi eleito novo comandante em chefe do Exército Branco por um Conselho Militar. O Governo sul-russo foi dissolvido em 30 de março em Teodósia[1]. Wrangel iria estabelecer um novo governo para a região em Sevastopol, em abril.

Esta tentativa falha de estabelecimento de um governo civil por autoridades do Exército Branco levou a um reconhecimento generalizado de que esta negligência da administração civil pelo Comando Geral das Forças Armadas do Sul da Rússia custou o apoio dos civis pró-brancos.

Referências

  1. a b (em russo) «Южнорусское правительство» Xронос: Историческая Энциклопедия. ("South Russian Government". Chronos: Historical Encyclopedia.) Retrieved 20 April 2011.