Grand Blue

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Grand Blue
ぐらんぶる
(Guranburu)
Gêneros Comédia
Mangá
Grand Blue
Escrito por Kenji Inoue
Ilustrado por Kimitake Yoshioka
Editoração Kodansha
Revistas Good! Afternoon
Demografia Seinen
Período de publicação 7 de abril de 2014 – presente
Volumes 21
Anime
Grand Blue
Direção Shinji Takamatsu
Roteiro Shinji Takamatsu
Estúdio de animação Zero-G
Emissoras de televisão MBS, TBS, BS-TBS, AT-X
Período de exibição 14 de julho de 201829 de setembro de 2018
Episódios 12
Portal Animangá

Grand Blue (ぐらんぶる Guranburu?), também conhecido como Grand Blue Dreaming, é um mangá japonês escrito por Kenji Inoue e ilustrado por Kimitake Yoshioka. É publicado pela revista de mangá seinen Good! Afternoon, da Kodansha, desde abril de 2014 e compilado em vinte e um volumes tankōbon. O mangá é publicado digitalmente em inglês pela Kodansha USA sob o selo Kodansha Comics. Uma adaptação em anime feita pelo estúdio Zero-G foi ao ar de 14 de julho a 29 de setembro de 2018, no bloco de programação Animeism em MBS.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Iori Kitahara aguarda ansiosamente por sua nova vida na Península de Izu enquanto se prepara para começar sua vida universitária lá, ficando em um quarto acima da loja de mergulho do seu tio, "Grand Blue". No entanto, ele fica chocado ao encontrar o Clube de Mergulho local, um grupo cheio de homens que passam mais tempo bebendo, se divertindo e se desnudando do que realmente mergulhando. Apesar de suas tentativas de se distanciar do grupo, Iori é rapidamente arrastado em suas travessuras, enquanto seus primos tentam mostrar-lhe as maravilhas de mergulhar no oceano.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Iori Kitahara (北原 伊織 Kitahara Iori?)

Voz de: Yūma Uchida[1]

Iori é um estudante do primeiro ano de Engenharia Mecânica na Universidade de Izu, que nunca aprendeu a nadar, apesar de fazer parte do clube de mergulho. Embora ele inicialmente tente viver uma vida normal, Iori rapidamente é arrastada para as atividades do Clube de Mergulho "Peek a Boo", que muitas vezes terminam com ele bêbado e nu. Ao contrário do seu comportamento, Iori é hábil em jogar tênis, vôlei e outros esportes que envolvem objetivos precisos. Ele muitas vezes parece ser indiferente e pervertido, mas ele valoriza seu relacionamento com seus amigos e familiares. Embora ele não seja parente de sangue de Chisa e Nanaka, ele as vê como parte da família. No passado, ele gostava de escrever músicas e sonhava em criar uma banda.

  • Chisa Kotegawa (古手川 千紗 Kotegawa Chisa?)

Voz de: Chika Anzai[1]

Prima e colega de Iori na Universidade de Izu, Chisa é uma garota inteligente e atraente, apaixonada por mergulho. Em comparação com os outros membros do clube Peek a Boo, Chisa é equilibrada e raramente faz parte do grupo, e é frequentemente vista como a única pessoa normal dos oito. Ela finge ter um relacionamento com Iori para que os outros garotos a deixem em paz. Ela costuma agir com frio e condena o comportamento pervertido de Iori, mas ela se importa com ele e não gosta de expressar abertamente seus sentimentos. Ela ouve sons do oceano em vez de música, e é frequentemente vista lendo quando os outros festejam.

  • Toshio Kotegawa (古手川 登志夫 Kotegawa Toshio?)

Voz de: Shinji Kawada[2]

O dono da loja de mergulho Grand Blue e o tio de Iori, além de pai de Chisa e Nanaka.

  • Nanaka Kotegawa (古手川 奈々華 Kotegawa Nanaka?)

Voz de: Maaya Uchida[1]

Uma mulher voluptuosa e instrutora de mergulho no Grand Blue que principalmente observa as palhaçadas do clube de mergulho. Ela é secretamente apaixonada por Chisa, apesar de ser sua irmã, mas ela admitiu que se Iori e Chisa tivessem um relacionamento, ela iria apoiá-los. Ela é a menos envolvida com as festas de bebedeira da PAB, e os membros admitiram que são mais reservados para se despir e beber quando ela está lá.

  • Kōhei Imamura (今村 耕平 Imamura Kōhei?)

Voz de: Ryōhei Kimura[1]

O melhor amigo de Iori, com quem ele tem uma rivalidade amigável. Kōhei é um otaku hardcore que muitas vezes usa camisas com seu personagem favorito de anime girl neles. Ele veio para a universidade para perseguir seu quase impossível sonho de dirigir um harém de garotas bonitas do ensino médio. Ele acaba ficando amarrado em Peek a Boo e é facilmente manipulado através de seu amor por dubladores famosos. Mais tarde, ele se torna obcecado com a irmã mais nova de Iori, ele admira Kaya Mizuki. À primeira vista, seu relacionamento com Iori pode parecer de violência e divergências, já que eles costumam brigar por tudo, mas ele cuida do bem-estar de seu amigo e é confiável quando realmente importa.

  • Shinji Tokita (時田 信治 Tokita Shinji?)

Voz de: Hiroki Yasumoto[1]

Um estudante sênior da Izu e membro do Peek a Boo, que muitas vezes fica bêbado e nu, Tokita é um estudante universitário grande e descontraído que adora festejar. No entanto, assim como os outros membros do PAB, ele sinceramente ama o mergulho. Para surpresa de Iori, ele tem namorada.

  • Ryūjirō Kotobuki (寿 竜次郎 Kotobuki Ryūjirō?)

Voz de: Katsuyuki Konishi[1]

Um estudante sênior da Izu e membro do Peek a Boo, que muitas vezes fica bêbado e nu com outros membros do clube. Kotobuki é como Tokita tanto na aparência quanto na personalidade quando eles estão festejando, mas Kotobuki pode ser surpreendentemente carismático. Ele trabalha como um bartender profissional em tempo parcial.

  • Azusa Hamaoka (浜岡 梓 Hamaoka Azusa?)

Voz de: Toa Yukinari[1]

Um estudante sênior do Oumi Women's College e membro do Peek a Boo, que frequentemente faz festas com os outros membros seniores, apesar de ser uma das poucas mulheres no clube. Azusa também admite ser bissexual, sendo atraída por Tokita e Nanaka, e erroneamente pensa que Iori é sexualmente atraída por Kōhei. Ela é extremamente relaxada sobre sua aparência e vai se despir sem pensar duas vezes. Apesar de parecer uma mulher promíscua, ela valoriza suas amizades, especialmente com Tokita, Kotobuki e Nanaka.

  • Aina Yoshiwara (吉原 愛菜 Yoshiwara Aina?)

Voz de: Kana Asumi[1]

Um calouro do Oumi Women's College e ex-membro do Clube de Tênis "Tinkerbell". Apelidado de "Cakey" devido à grande quantidade de maquiagem que ela usou para colocar em seu rosto na tentativa de ser mais popular entre os caras, Aina depois se junta a Peek a Boo depois que Iori e Kōhei defendem ela. Sem sua maquiagem, Aina é muito mais suave, e muitas vezes desempenha o papel de tsukkomi para as loucas palhaçadas ao seu redor. Ela vem de um país de fundo e pode dirigir bem uma alavanca. Embora ela ininimamente peça a Kōhei, ela desenvolve sentimentos românticos por Iori. Ela assume uma aparência muito mais corajosa quando está maquiada e é mais propensa a se despir quando a tem. Ela é a única no grupo que não sabe cozinhar bem e é a mais desajeitada de todas. Ela é um pouco romântica e muitas vezes sente que está sozinha em pensar sobre isso no clube.

  • Captain Kudō (工藤会長 Kudō-kaichō?)

Voz de: Jun Fukuyama[2]

O Capitão do Clube de Ténis "Tinkerbell" e um atraente playboy que foi publicamente humilhado por Iori e Kōhei devido ao seu mau trato a Aina.

  • Kaya Mizuki (水木 カヤ Mizuki Kaya?)

Voz de: Nana Mizuki[2]

Um famoso dublador e ídolo que é adorado por Kōhei. Ela é amiga de Azusa e pensa muito em Iori.

  • Hajime Nojima (野島 元 Nojima Hajime?)

Voz de: Takuya Eguchi[2]

Um dos colegas de Iori na Universidade de Izu. Um playboy auto-intitulado que não consegue atrair um amante. Embora ele tente ser carismático, geralmente é um pouco manco.

  • Shinichirō Yamamoto (山本 信一郎 Yamamoto Shin'ichirō?)

Voz de: Junya Enoki[2]

Um dos colegas de Iori na Universidade de Izu. Incrivelmente franco em seu desejo de encontrar uma namorada, ele é muitas vezes provocado por seus amigos que ele será uma virgem ao longo da vida.

  • Kenta Fujiwara (藤原 健太 Fujiwara Kenta?)

Voz de: Robert Waterman[2]

Um dos colegas de Iori na Universidade de Izu. Um homem musculoso e o mais decente e inocente dos amigos de Iori.

  • Yū Mitarai (御手洗 優 Mitarai Yū?)

Voz de: Natsuki Hanae[2]

Um dos colegas de Iori na Universidade de Izu. Ao contrário da maioria dos outros, Yu está em um relacionamento com sua amiga de infância Rie, que seus amigos imediatamente tentam sabotar quando descobrem.

  • Shiori Kitahara (北原 栞 Kitahara Shiori?)

A irmãzinha de Iori, uma aluna do terceiro ano do ensino médio que costuma andar por aí com um quimono antiquado. Ela finge demonstrar afeição por Iori enquanto secretamente tenta moldá-lo para tomar posse do ryokan de sua família, para que ela não precise, já que o pai deles confia mais nela. Mais tarde, ela desenvolve um relacionamento genuíno com seu irmão.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Mangá[editar | editar código-fonte]

A partir de 7 de março de 2022, o mangá foi publicado pela Kodansha em vinte e um volumes tankōbon.[3] A Kodansha USA está publicando a série digitalmente em inglês sob o nome de Grand Blue Dreaming, com dezoito volumes publicados em 21 de fevereiro de 2023.[4]


N.º Lançamento original Lançamento inglês
Data de lançamento ISBN Data de lançamento ISBN
1 7 de novembro de 2014[5]978-4-06-387990-210 de julho de 2018[6]978-1-63-236666-5
  • 1. Deep Blue (ディープブルー Dīpu Burū?)
  • 2. Welcoming Party (新歓コンパ Shinkan Konpa?)
  • 3. My Own Room (マイルーム Mairūmu?)
  • 4. Underwear (水の中で Mizu no Naka de?)
2 5 de dezembro de 2014[7]978-4-06-388018-211 de setembro de 2018[8]978-1-63-236667-2
  • 5. A New World (新世界 Shin Sekai?)
  • 6. Order Women (年上の女 Toshiue no Onna?)
  • 7. Miss Izu (ミスコン Misukon?)
  • 8. Mister Izu (男コン Dan kon?)
  • Side Story: Idiots, Tests and Cheating (バカとテストとカンニング Baka to Tesuto to Kanningu?)
3 7 de abril de 2015[9]978-4-06-388053-327 de novembro de 2018[10]978-1-63-236668-9
  • 9. The After-Festival (後の祭り Ato no Matsuri?)
  • 10. The Mixer (合コン Gōkon?)
  • 11. First Buddy (初バディ Hatsu Badi?)
  • 12. Doubles (ダブルス Daburusu?)
  • Side Story: A Normal Drinking Party (普通の飲み会 Futsū no Nomikai?)
4 7 de setembro de 2015[11]978-4-06-388081-619 de fevereiro de 2019[12]978-1-63-236740-2
  • 13. Drinking at Home (部屋飲み Heya Nomi?)
  • 14. A Man's Cocktail (男のカクテル Otoko no Kakuteru?)
  • 15. Shopping! (ショッピング! Shoppingu!?)
  • 16. Okinawa Landing (沖縄上陸 Okinawa jōriku?)
  • 17. A Place Without Lies (ウソのない場所 Uso no Nai Basho?)
5 5 de fevereiro de 2016[13]978-4-06-388115-82 de abril de 2019[14]978-1-63-236724-2
  • 18. It's All A Misunderstanding (誤解なんだが Gokaina Ndaga?)
  • 19. Trial (試練 Shiren?)
  • 20. Boat Diving (ボートダイビング Bōto Daibingu?)
  • 21. Otori (オートリ Otōri?)
  • Side Story: Unity (団結 Danketsu?)
6 5 de agosto de 2016[15]978-4-06-388164-621 de maio de 2019[16]978-1-63-236725-9
  • 22. Girl's Night (女子会 Joshi kai?)
  • 23. The Ticket Contest (チケット争奪戦 Chiketto Sōdatsu-sen?)
  • 24. First Trip to a Woman's University! (はじめての女子大 Hajimete no Joshidai?)
  • 25. Woman's University, Revisted (再びの女子大 Futatabi no Joshidai?)
  • Side Story: Letter (手紙 Tegami?)
7 7 de dezembro de 2016[17]978-4-06-388220-92 de julho de 2019[18]978-1-63-236792-1
  • 26. House Sitting (留守番 Rusuban?)
  • 27. Little Sister ( Imōto?)
  • 28. Big Brother ( Ani?)
  • Side Story: Mahjong (麻雀 Mājan?)
8 7 de abril de 2017[19]978-4-06-388249-029 de outubro de 2019[20]978-1-63-236837-9
  • 29. The Impression Game (印象ゲーム Inshō Gēmu?)
  • 30. I'm Not Stripping Okay? (脱がないよ? Nuganai yo??)
  • 31. Associate Professor (准教授 Jun Kyōju?)
  • 32. Charpy Impact Test (シャルピー衝撃試験 Sharupī Shōgeki Shiken?)
  • 33. School Camping for Adults (大人の林間学校 Otona no Rinkan Gakkō?)
9 6 de outubro de 2017[21]978-4-06-388290-27 de janeiro de 2020[22]978-1-63-236812-6
  • 34. Coworkers (バイト仲間 Baito Nakama?)
  • 35. Otoya-kun Sees All (乙矢 (おとや)君にはよく見えている。 Otoya-kun Ni Wa Yoku Miete Iru?)
  • 36. Do You Like Him? (好きなの? Suki na no??)
  • 37. Serious (本気 Honki?)
10 7 de março de 2018[23]978-4-06-511096-628 de abril de 2020[24]978-1-63-236910-9
  • 38. Movie Date (映画デート Eiga Dēto?)
  • 39. Auction House (オークションハウス Ōkushon Hausu?)
  • 40. White Lab (ホワイト研 Howaito-ken?)
  • 41. Let's Go to the Uninhabited Island! (無人島へ行こう! Mujintō e yukō!?)
  • Side Story: Group Discussion (グループディスカッション Gurūpu disukasshon?)
11 6 de julho de 2018[25]978-4-06-511979-213 de outubro de 2020[26]978-1-63-236949-9
  • 42. Let's Have Fun on an Uninhabited Island! (無人島で遊ぼう! Mujintō de Asobō!?)
  • 43. Let's Survive on an Uninhabited Island! (無人島を生き抜こう! Mujintō o Ikinukō?)
  • 44. Life Counseling (人生相談 Jinsei Sōdan?)
  • 45. Now We're Even (これでチャラ Kore de Chara?)
  • Side Story: Café Pilgrimage (カフェ巡り Kafe Meguri?)
12 22 de novembro de 2018[27]978-4-06-513447-49 de março de 2021[28]978-1-64-651043-6
  • 46. Unfinished Business (やり残し Yari nokoshi?)
  • 47. Homecoming (帰省 Kisei?)
  • 48. Saving Private Passort (パスポート奪還作戦 Pasupōto Dakkan Sakusen?)
  • 49. Hentai
  • 49.5. To Palau (パラオへ Parao e?)
13 5 de julho de 2019[29]978-4-06-516238-522 de junho de 2021[30]978-1-64-651044-3
  • 50. Reunion (再会 Saikai?)
  • 51. The Seas of Palau (パラオの海 Parao no Umi?)
  • 52. TV Special (TV取材 TV Shuzai?)
  • 53. Filming (収録現場 Shūroku Genba?)
  • Side Story: Lie Detector (ウソ発見器 Uso Hakken-ki?)
14 22 de novembro de 2019[31]978-4-06-517557-626 de outubro de 2021[32]978-1-64-651142-6
  • 54. Wingman (アシスト Ashisuto?)
  • 55. Girl Talk (女子トーク Joshi Tōku?)
  • 56. Fun Dive (ファンダイビング Fan Daibingu?)
  • 57. Mom (お母さん Okā-san?)
  • Side Story: Truth or Dare Jenga (黒のジェンガ Kuro no Jenga?)
15 22 de maio de 2020[33]978-4-06-519480-58 de março de 2022[34]978-1-64-651207-2
  • 58. Back to School (- -?)
  • 59. Mixer: Round Two (- -?)
  • 60. Chestnut Picking (- -?)
  • 61. Lottery (- -?)
  • Side Story: The Art of Escape (- -?)
16 20 de novembro de 2020[35]978-4-06-521417-614 de junho de 2022[36]978-1-64-651402-1
  • 62. War Council (- -?)
  • 63. Okinawa Relanding (- -?)
  • 64. Okinawa Relanding : Behind the Scenes (- -?)
  • 65. Day Two of Chaos (- -?)
  • Side Story: Puppy (- -?)
17 5 de agosto de 2021[37]978-4-06-524292-64 de outubro de 2022[38]978-1-64-651403-8
  • 66. Sakurako's Journey (- -?)
  • 67. SHIT! (- -?)
  • 68. Mi Amor (- -?)
  • 69. Two To Return (- -?)
18 7 de março de 2022[39]978-4-06-527041-721 de fevereiro de 2023[40]978-1-64-651699-5
  • 70. Death Game (- -?)
  • 71. Bedtime Calisthenics (- -?)
  • 72. Sorrow - Round Two (- -?)
  • 73. Rebound Challenge (- -?)
  • Side Story: Cafeteria 1 (- -?)
19 5 de agosto de 2022[41]978-4-06-528768-26 de junho de 2023[42]978-1-64-651700-8
  • 74. Hypnosis Crisis (- -?)
  • 75. Dress-Up (- -?)
  • 76. Wedding Reception (- -?)
  • 77. Catfight (- -?)
  • Side Story: The Passion of Ichiro Yamamoto (- -?)
20 6 de abril de 2023[43]978-4-06-531329-9
  • 78. Amusement Park (- -?)
  • 79. White Counseling Room (- -?)
  • 80. Advance! (- -?)
  • 81. Shark Scramble (- -?)
  • Side Story: Hajime Nojima's Ordeal (- -?)
21 5 de outubro de 2023[44]978-4-06-533089-0

Anime[editar | editar código-fonte]

Uma adaptação em anime foi anunciada na quarta edição da revista Good! Afternoon em 7 de março de 2018.[45] O anime foi roteirizado e dirigido por Shinji Takamatsu, que também lidou com a direção do som. Zero-G produziu a animação e Hideoki Kusama cuidou do design dos personagens.[46] Ele foi ao ar de 14 de julho até 29 de setembro de 2018, e transmitido no bloco de programação de Animeism em MBS, TBS, BS-TBS e AT-X. A série também é transmitida exclusivamente pela Amazon Video em todo o mundo. A música tema de abertura intitulada "Grand Blue" é interpretada por Shōnan no Kaze, enquanto a música tema de encerramento intitulada "Konpeki no al Fine" (紺碧のアル・フィーネ?) é realizado por Izu no Kaze (um grupo formado por Yūma Uchida, Ryohei Kimura, Hiroki Yasumoto e Katsuyuki Konishi).[47] A série durou 12 episódios.[48]

Recepção[editar | editar código-fonte]

A série de mangá tem mais de 3,5 milhões de volumes impressos.[49]

Referências

  1. a b c d e f g h Hodgkins, Crystalyn (27 de abril de 2018). «Grand Blue Dreaming Anime Reveals Main Cast, New Visual». Anime News Network. Consultado em 27 de abril de 2018 
  2. a b c d e f g Loo, Egan (8 de julho de 2018). «Grandblue Dreaming Anime Reveals 7 More Cast Members». Anime News Network. Consultado em 8 de julho de 2018 
  3. ぐらんぶる(21) (em japonês). Kodansha. Recuperado em 4 de outubro de 2023.
  4. «Grand Blue Dreaming, Volume 18» 
  5. «ぐらんぶる(1)» (em japonês). Kodansha. Consultado em 5 de março de 2022 
  6. «Grand Blue Dreaming 1» (em inglês). Penguin Random House. Consultado em 5 de março de 2022 
  7. «ぐらんぶる(2)» (em japonês). Kodansha. Consultado em 5 de março de 2022 
  8. «Grand Blue Dreaming 2» (em inglês). Penguin Random House. Consultado em 5 de março de 2022 
  9. «ぐらんぶる(3)» (em japonês). Kodansha. Consultado em 5 de março de 2022 
  10. «Grand Blue Dreaming 3» (em inglês). Penguin Random House. Consultado em 5 de março de 2022 
  11. «ぐらんぶる(4)» (em japonês). Kodansha. Consultado em 5 de março de 2022 
  12. «Grand Blue Dreaming 4» (em inglês). Penguin Random House. Consultado em 5 de março de 2022 
  13. «ぐらんぶる(5)» (em japonês). Kodansha. Consultado em 5 de março de 2022 
  14. «Grand Blue Dreaming 5» (em inglês). Penguin Random House. Consultado em 5 de março de 2022 
  15. «ぐらんぶる(6)» (em japonês). Kodansha. Consultado em 5 de março de 2022 
  16. «Grand Blue Dreaming 6» (em inglês). Penguin Random House. Consultado em 5 de março de 2022 
  17. «ぐらんぶる(7)» (em japonês). Kodansha. Consultado em 5 de março de 2022 
  18. «Grand Blue Dreaming 7» (em inglês). Penguin Random House. Consultado em 5 de março de 2022 
  19. «ぐらんぶる(8)» (em japonês). Kodansha. Consultado em 5 de março de 2022 
  20. «Grand Blue Dreaming 8» (em inglês). Penguin Random House. Consultado em 5 de março de 2022 
  21. «ぐらんぶる(9)» (em japonês). Kodansha. Consultado em 5 de março de 2022 
  22. «Grand Blue Dreaming 9» (em inglês). Penguin Random House. Consultado em 5 de março de 2022 
  23. «ぐらんぶる(10)» (em japonês). Kodansha. Consultado em 5 de março de 2022 
  24. «Grand Blue Dreaming 10» (em inglês). Penguin Random House. Consultado em 5 de março de 2022 
  25. «ぐらんぶる(11)» (em japonês). Kodansha. Consultado em 5 de março de 2022 
  26. «Grand Blue Dreaming 11» (em inglês). Penguin Random House. Consultado em 5 de março de 2022 
  27. «ぐらんぶる(12)» (em japonês). Kodansha. Consultado em 5 de março de 2022 
  28. «Grand Blue Dreaming 12» (em inglês). Penguin Random House. Consultado em 5 de março de 2022 
  29. «ぐらんぶる(13)» (em japonês). Kodansha. Consultado em 5 de março de 2022 
  30. «Grand Blue Dreaming 13» (em inglês). Penguin Random House. Consultado em 5 de março de 2022 
  31. «ぐらんぶる(14)» (em japonês). Kodansha. Consultado em 5 de março de 2022 
  32. «Grand Blue Dreaming 14» (em inglês). Penguin Random House. Consultado em 5 de março de 2022 
  33. «ぐらんぶる(15)» (em japonês). Kodansha. Consultado em 5 de março de 2022 
  34. «Grand Blue Dreaming 15» (em inglês). Penguin Random House. Consultado em 5 de março de 2022 
  35. «ぐらんぶる(16)» (em japonês). Kodansha. Consultado em 5 de março de 2022 
  36. «Grand Blue Dreaming 16» (em inglês). Penguin Random House. Consultado em 5 de março de 2022 
  37. «ぐらんぶる(17)» (em japonês). Kodansha. Consultado em 5 de março de 2022 
  38. «Grand Blue Dreaming 17» (em inglês). Penguin Random House. Consultado em 5 de março de 2022 
  39. «ぐらんぶる(18)» (em japonês). Kodansha. Consultado em 5 de março de 2022 
  40. «Grand Blue Dreaming 18» (em inglês). Penguin Random House. Consultado em 27 de março de 2023 
  41. «ぐらんぶる(19)» (em japonês). Kodansha. Consultado em 27 de março de 2023 
  42. «Grand Blue Dreaming 19» (em inglês). Penguin Random House. Consultado em 27 de março de 2023 
  43. «ぐらんぶる(20)» (em japonês). Kodansha. Consultado em 27 de março de 2023 
  44. «ぐらんぶる(21)» (em japonês). Kodansha. Consultado em 2 de outubro de 2023 
  45. «Grand Blue Dreaming Manga Gets TV Anime» 
  46. «Grand Blue Dreaming TV Anime Reveals 1st Promo Video, Staff, Summer Premiere». Anime News Network 
  47. «Grand Blue Dreaming Anime's 2nd Promo Video Reveals July 13 Premiere». Anime News Network 
  48. «BD/DVD». Grand Blue (em japonês) 
  49. «Roundup of Newly Revealed Print Counts for Manga, Light Novel Series - November 2018» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]