Grobya

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaGrobya
Grobya fascifera
Grobya fascifera
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Género: Grobya
Espécies
ver texto

Grobya é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por John Lindley, publicado em Edwards's Botanical Register 20: pl. 1740, em 1835. O nome do gênero é uma homenagem ao Lord Grey de Groby, orquidófilo inglês.[1]

O gênero Grobya conta cinco espécies, todas do sudeste e sul brasileiros, somente uma espécie recentemente descrita em Minas Gerais, habitando campos rupestres. São epífitas, raro terrestres ou rupícolas, encontradiças em matas abertas ou sombrias, e mesmo capoeiras às suas margens.

Todas vegetativamente parecidas, algumas somente identificáveis quando floridas, apresentam pseudobulbos globulares anelados, carnosos e maciços, graças aos quais são conhecidas popularmente como cebolas das matas. Os pseudobulbos inicialmente são recobertos por Baínhas, mais tarde, desnudos e enrugados. As folhas são quatro ou cinco, subcoriáceas, lineares e longas, herbáceas, com rijas nervuras, em regra nascendo do ápice do pseudobulbo, suas bases formando uma espécie de tubo.

A inflorescência lateral nasce perto da base do pseudobulbo, é racemosa, pendente, ou meio ereta, mas então com a extremidade recurvada, multiflora; as flores, ressupinadas, mais altas que largas, apresentam formato retorcido, relativamente pequenas mas vistosas, em pouca ou grande quantidade, de coloridos variáveis ou pintalgadas, e perfumadas. As pétalas e sépalas são diferentes entre si, o labelo é articulado com o pé da coluna, sempre voltado para cima, não é côncavo na base, sem esporão, tem calosidade multituberculada no disco. Duas polínias.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Grobya — World Flora Online». www.worldfloraonline.org. Consultado em 19 de agosto de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Grobya
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Grobya

Referências[editar | editar código-fonte]

  • L. Watson and M. J. Dallwitz, The Families of Flowering Plants, Orchidaceae Juss.