Polínia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Novembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Polínia é uma massa cerosa constituída por grãos de pólen e uma substância viscosa e transparente, presente nos estames de algumas flores, principalmente nas orquidáceas e asclepiadaceae. Ao conjunto de polínias dá-se o nome polinário. A polínia fica presa ao resto da flor por uma estrutura denominada caudículo, ligado por sua vez a um disco granuloso chamado retináculo.

Durante a polinização, a polínia, ou o polinário, ficam grudados ao corpo do polinizador, sendo depois capturados pelo estigma de outra flor visitada pelo agente polinizador, fecundando-a.

Ícone de esboço Este artigo sobre Botânica é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.