Grupo acetóxi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Fevereiro de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Estrutura do grupo acetoxi.

O grupo acetoxi, abreviado AcO ou OAc, é um grupo funcional químico de estrutura CH3-C(=O)-O-. Difere do grupo acetila CH3-C(=O)- pela presença de um átomo adicional de oxigênio. O nome acetoxi é uma forma contracta de acetil-oxi.

Um grupo acetoxi pode ser usado como uma proteção para uma funcionalidade álcool em uma rota sintética. (Embora o grupo de proteção em si é chamado um grupo acetila). Existem várias opções de introdução de uma funcionalidade acetoxi em uma molécula de um álcool (de fato; protegendo o álcool por acetilação):

Dever ser notado que um álcool não é um nucleófilo particularmente forte e, quando presente, nucleófilos mais poderosos como as aminas irão reagir com os reagentes apresentados acima preferencialmente ao álcool.

Para a remoção da proteção (regeneração do álcool):

  • Um base aquosa (pH >9)
  • Um ácido aquoso (pH <2), que pode ter de ser aquecido
  • Base anidra tal como o metóxido de sódio em metanol, muito útil quando um éster metílico de um ácido carboxílico está também presente na molécula, porque este não hidroliza-se como uma base aquosa. (O mesmo também se dá com etóxido em álcool com ésteres acéticos.)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.