Acinonyx jubatus hecki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaAcinonyx jubatus hecki[1]

Estado de conservação
Espécie em perigo crítico
Em perigo crítico (IUCN 3.1) [2]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Género: Acinonyx
Espécie: A. jubatus
Subespécie: A. j. hecki
Nome trinomial
Acinonyx jubatus hecki
Hilzheimer, 1913
Sinónimos
  • senegalensis (de Blainville, 1843)

O guepardo-do-noroeste-africano (Acinonyx jubatus hecki) é uma subespécie do guepardo (Acinonyx jubatus) que ocorre na região noroeste da África. Está distribuída principalmente na Argélia, Níger, Benim e Burkina Faso.[2]

Habitat e Ecologia[editar | editar código-fonte]

Os guepardos-do-noroeste-africano são geralmente solitários e semi-nômades. Também formam pequenos grupos, geralmente por uma mãe e seus filhotes ou uma coligação dos machos que têm uma área que as vezes é pequena. As áreas das fêmeas estão localizadas em áreas ricas em presas, o que, por sua vez, podem ser ocupar parte dos territórios dos machos.

Uma das principais presas do guepardo-do-noroeste-africano é a gazela-de-thomson. Outras presas são impalas, e por vezes, pequenos ungulados que habitam a região.

Guepardo do noroeste da África visto na Argélia

Referências

  1. Wozencraft, W.C. (2005). Wilson, D.E.; Reeder, D.M. (eds.), ed. Mammal Species of the World 3 ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press. pp. 532–628. ISBN 978-0-8018-8221-0. OCLC 62265494 
  2. a b Belbachir, F. (2008). Acinonyx hecki (em inglês). IUCN 2014. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. 2014. Página visitada em 30 de novembro de 2014..
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Acinonyx jubatus hecki
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Acinonyx jubatus hecki
Ícone de esboço Este artigo sobre Felídeos, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.