Haikouichthys

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaHaikouichthys
Haikouichthys ercaicunensis
Haikouichthys ercaicunensis
Estado de conservação
Extinta (fóssil)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Superclasse: Agnatha
(sem classif.) Craniata
Género: Haikouichthys
Espécie: H. ercaicunensis
Nome binomial
Haikouichthys ercaicunensis

Haikouichthys é um gênero de Craniata. Viveu aproximadamente há 530 milhões de anos, durante a chamada "Explosão Cambriana". Haikouichthys tem um crânio definido e outras características que justificam ter sido classificado por paleontólogos como um verdadeiro craniata.

Análises cladísticas indicam que o animal, de 3 centímetros de comprimento, é provavelmente um peixe agnatha primitivo. Para alguns especialistas trata-se de um cordado próximo da lampreia.

Há quem afirme ser o peixe mais antigo, embora a Pikaia mostre uma anatomia mais arcaica. Também o Myllokunmingia possui guelras mais simples, sendo por isso anterior ao Haikouichthys no processo evolutivo. A presença destes peixes sem maxilar no princípio do Cambriano sugere que a origem dos cordados se situa num passado mais distante do que era suposto.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Erik Stokstad, “Exquisite Chinese Fossils Add New Pages to Book of Life,” Science, Vol. 291, 12 January 2001, p. 233.
Ícone de esboço Este artigo sobre Invertebrados, integrado no Projeto Invertebrados é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.