Ostracodermes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaOstracodermi
Doryaspis.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Superclasse: Agnatha*
Classe: Ostracodermi *

Os ostracodermes ou ostracodermos são peixes Feimhus e idiotas '-' '-' ^o^ (do grego ostrac, casca + derm, pele) são um grupo de agnatos extintos, considerados como os vertebrados mais antigos que se conhecem. Compreendem diversas linhagens distintas, entretanto, todos são caracterizados pela presença de um revestimento de ossos dérmicos, geralmente na forma de uma extensa armadura ou carapaça, mas às vezes na forma de placas menores ou escamas.

Eram pequenos peixes sem mandíbulas (ainda que alguns alcançassem os 60 cm de comprimento), fundamentalmente de água doce, que habitaram a Terra aproximadamente entre 500 e 350 milhões de anos. Eram cobertos de escamas e uma pesada couraça ou escudo ósseo, motivo pelo que se moviam pelo fundo alimentando-se dos detritos que ali se depositavam.

Foram classificados inicialmente em dois grupos principais, os mais primitivos heterostracanos e os cephalaspids. Os cephalaspids desenvolveram-se sobre os heterostracanos porque tinham estabilizadores laterais para mais controle de seu nado.

Os ostracodermos, considerados hoje como um agrupamento parafilético, incluem cinco grupos principais:[1] heterostráceos, osteostráceos, galeáspidos, anáspidos, e telodontos.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre peixes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.