Acanthodii

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Como ler uma caixa taxonómicaAcanthodii
Ocorrência: Siluriano - Permiano
Acanthodes BW.jpg

Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Infrafilo: Gnathostomata
Classe: Acanthodii
Ordens
Ver texto

Acanthodii é uma classe extinta de peixes, com características mistas de peixes ósseos e cartilagíneos. O grupo surgiu no Silúrico inferior (~430 milhões de anos) e desapareceu na extinção permo-triássica no fim do Pérmico (~250 milhões de anos). Os Acanthodii também são chamados de tubarões espinhados

O grupo surgiu em ambientes marinhos e depressa se espalhou a todos os meios aquáticos. No Devónico, a maioria das espécies de acantódeos vivia em água doce. São particularmente importantes no estudo da evolução dos vertebrados uma vez que foram o primeiro grupo a desenvolver mandíbulas móveis e funcionais.

A maioria das espécies era de pequeno a médio porte, com glóbulos oculares relativamente grandes. A barbatana caudal era heterocercal e suportada, no lobo superior, pelas vértebras caudais, à semelhança dos tubarões actuais.

As escamas soltas dos Acanthodii são importantes em Estratigrafia como fósseis de idade uma vez que permitem a datação relativa das várias formações geológicas.

Ordens[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Acanthodii