Hardangervidda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Paisagem de Hardangervidda

O Hardangervidda é um planalto montanhoso ("vidde" em norueguês) na região de Hardanger, na zona oeste da Noruega. É o maior planalto deste tipo na Europa, de clima alpino, e é o local onde se situa o maior glaciar norueguês. Uma grande área do planalto faz parte do Parque Nacional de Hardangervidda. e é uma área protegida; é um destino turístico e de actividade ao ar livre. A região está dividida administrativamente pelos condados de Buskerud, Hordaland e Telemark.

Geografia e geologia[editar | editar código-fonte]

O planalto é a maior peneplanície na Europa, cobrindo uma área de 6 500 km2 e com uma elevação média de 1 100 m. O ponto mais alto do planalto é Sandfloeggi, com uma altitude de which reaches a height of 1 721 m.

A paisagem de Hardangervidda é caracterizada por uma charneca sem árvores, lagos rios e correntezas. O lado ocidental é um terreno rochoso, e o oriental, mais plano, e com mais vegetação. O clima também varia com os dois lados: mais húmido a oeste do que a leste, com uma precipitação de 1 000 mm por ano em algumas zonas.1 O pico de Hårteigen, com 1 690 m, é visível por quase todo o planalto.

A geologia do Hardangervidda é extremamente antiga. Algumas das pedras quebradas são restos das montanhas que foram destruídas por acção dos glaciares durante a Idade do gelo. O terreno rochoso remonta ao período Pré-Cambriano e Cambriano-Siluriano.1

Hårteigen, uma montanha típica do Hardangervidda
Paisagem de Hardangervidda
Líquen geográfico numa rocha de Hardangervidda

Referências

  1. a b "The Halne Area, Hardangervidda. Use of a High Mountain Area during 5000 Years - An Interdisciplinary Case Study", Dagfinn Moe, Svein Indrelid & Arthur Fasteland, em "The Cultural Landscape: Past, Present and Future", ed. Hilary H. Birks
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.