Hashomer Hatzair

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Hashomer Hatzair (hebraico: "jovem guarda" ou "jovem guardião") é um movimento juvenil (em hebraico, "Tnuat Noar") escoteiro, judaico, sionista e socialista, fundado em 1913 na Galícia (Europa Central) a partir da junção de dois grupos, Hashomer (hebraico: "Guardião"), um grupo sionista escoteiro, e Tzerei Tzion (hebraico: "Filhos de Sião" ou "Juventude de Sião"), um movimento ideológico que estudava o sionismo, o socialismo e história judaica.

Além de Israel, o Hashomer Hatzair está presente em várias partes do mundo, com atividades semanais para jovens judeus. No Brasil, o Hashomer Hatzair está no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Florianópolis.

Entre muitos nomes famosos, passaram pelo Hashomer Hatzair Arik Einstein, Tony Cliff, Ernest Mandel, Mordechaj Anielewicz, Lucas Duvidovich, Leopold Trepper, Benny Morris e Bussunda[1] .

Como ativista no movimento sionista, o Hashomer Hatzair lança-se à criação de seu primeiro kibutz (denominado Beit Alfa) em 1921. Os jovens passam então a compor as forças do Palmach, exercendo papel vital na defesa das colônias judaicas. Logo após a independência do Estado de Israel, o Palmach será uma das forças formadoras do Tzahal (Forças de Defesa de Israel).

Símbolos[editar | editar código-fonte]

O semel (hebraico: "símbolo") do Hashomer Hatzair é composto pelos seguintes itens:

  • Estrela de David (Tradução do hebraico Maguen David), representando o judaísmo do Movimento
  • Flor de Lis, representando o lado do escautismo
  • Parreira (planta apresentada no lado direito do Semel), representando o sionismo
  • Oliveira (planta apresentada no lado esquerdo do Semel), representando o pacifismo do Movimento
  • Fundo Vermelho (apesar de poucas vezes apresentado deste modo, o Semel possui um fundo vermelho), representando o socialismo. Muitas vezes o fundo vemelho é substituído por uma fita vermelha (como ocorre no semel ao lado), tendo a mesma simbologia.
  • A inscrição Chazak Ve'Ematz (Hebraico: "Força e Coragem"), a "frase lema" do Hashomer Hatzair, que tem origem na Torá.
  • Laço e Nó, representam a união de todos os elementos do Semel.

Referências

  1. Enterro de Bussunda deixa judeus inconformados. Visitado em 21 de fevereiro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]